Leia também:
X Além de inflamação, exame em Lula indicou manchas na laringe

Economista que votou em Lula demonstra decepção com petista

Elena Landau afirmou que era esperado um "Lula pragmático" em vez do "discurso populista" feito por ele na quinta

Paulo Moura - 13/11/2022 17h49 | atualizado em 14/11/2022 14h48

Economista Elena Landau Foto: Reprodução/CNN Brasil

A economista Elena Landau, que declarou publicamente seu voto no presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições deste ano, manifestou preocupação com a postura econômica do petista, especialmente a explicitada no discurso realizado por ele na última quinta-feira (10), quando Lula indicou que deve adotar uma postura de irresponsabilidade fiscal.

Em entrevista concedida à CNN Brasil, Landau ressaltou que posicionamentos como o defendido por Lula na última quinta acabam prejudicando de forma mais grave justamente a população mais necessitada, que sofre com os aumentos da inflação, do desemprego e dos juros.

– Toda a experiência brasileira mostra que toda vez que há irresponsabilidade fiscal, quem sofre é o pobre, é ele quem paga pela inflação, pelo desemprego e pelos juros elevados. Existe esse mito de que o mercado é que domina essa discussão. O mercado atua em nome de inúmeros poupadores de todo tipo de renda – disse.

A economista ainda afirmou que o mercado foi pego de surpresa, pois esperava um “Lula pragmático”. De acordo com ela, o que foi visto na fala do petista foi um discurso populista que “traz o monopólio da virtude para a esquerda”.

– As pessoas tinham um pouco de esperança de ter um Lula de 2003, um Lula pragmático, entendendo a importância da questão fiscal para se atingir a responsabilidade social. O que vimos foi um discurso populista, um discurso onde traz o monopólio da virtude para a esquerda – completou.

A FALA DE LULA
Na quinta, Lula fez um discurso contra a estabilidade fiscal e reforçou que não aceita cortar gastos. A declaração foi dada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, onde ficam as instalações da sede da transição de governo.

– Por que as pessoas são levadas a sofrer por conta de garantir a tal da estabilidade fiscal neste país (…). Por que toda hora as pessoas falam que é preciso cortar gasto, é preciso fazer superávit, é preciso fazer teto? – questionou.

O discurso gerou uma reação negativa do mercado, com uma queda no Ibovespa e uma disparada do dólar. Ao saber que a bolsa caiu e o dólar aumentou, o petista ironizou os investidores.

– O mercado fica nervoso à toa. Nunca vi o mercado tão sensível como o nosso – disse ele aos jornalistas no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede do governo de transição.

Lula ainda questionou por que o mercado não reagiu de forma negativa durante os quatro anos do governo de Jair Bolsonaro.

– É engraçado que esse mercado não ficou nervoso em quatro anos de [Jair] Bolsonaro (PL) – ironizou.

Leia também1 Além de inflamação, exame em Lula indicou manchas na laringe
2 Eliane Catanhêde é detonada por lulistas após críticas a Janja
3 Advogado de Flordelis diz que pedirá anulação do julgamento
4 Confira os memes do primeiro dia da edição de 2022 do Enem
5 Gabigol lidera festa para torcida no Rio e provoca Tite

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.