Leia também:
X Aneel avalia prorrogar proibição de cortes por falta de pagamento

Dra. Nise Yamaguchi depõe na CPI nesta terça sobre cloroquina

Médica deve responder perguntas sobre sua atuação em defesa do uso do medicamento contra a Covid-19

Paulo Moura - 01/06/2021 08h47 | atualizado em 01/06/2021 09h11

Nise Yamaguchi Foto: Reprodução

Primeira a ser ouvida no mês de junho na CPI da Covid, a imunologista Nise Yamaguchi prestará depoimento ao colegiado nesta terça-feira (1°), a partir das 9h, e o principal foco das perguntas dos parlamentares deve ser a defesa feita pela médica do uso da cloroquina e da hidroxicloroquina para combater a Covid-19.

A especialista foi um nome cotado em diversas ocasiões no ano passado para assumir o Ministério da Saúde, quando se tornou figura pública depois de colaborar com o Palácio do Planalto em estudos e movimentos técnicos relacionados ao possível protocolo do uso desses medicamentos no tratamento do coronavírus.

Integrantes da CPI afirmam que Nise será confrontada sobre uma reunião na qual teria sido discutida a alteração da bula da cloroquina para que o remédio pudesse ser usado no tratamento da Covid-19. Segundo o diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, Nise participou da reunião e apoiou a mudança.

Na quarta-feira (2), a CPI deve promover um debate com médicos sobre o uso de medicamentos na resposta ao coronavírus. A previsão é de que participem o presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Clovis Arns da Cunha; a presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Zeliete Zambon; o especialista em Infectologia pelo Hospital Emílio Ribas, Francisco Eduardo Cardoso Alves; e o neurocirurgião Paulo Porto de Melo.

Na semana passada, a comissão aprovou a reconvocação do atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e de seu antecessor, o general Eduardo Pazuello. Também foi decidida a convocação de nove governadores em exercício do mandato e do ex-governador do Rio, Wilson Witzel.

Leia também1 Aneel avalia prorrogar proibição de cortes por falta de pagamento
2 PF detém quatro em ação contra o tráfico internacional de armas
3 MEC confirma provas do Enem para os dias 21 e 28 de novembro
4 PGR pede ao STF abertura de inquérito contra Ricardo Salles
5 PM de Goiás prende militante do PT por faixa 'Bolsonaro genocida'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.