Leia também:
X Trump pode se reunir com Lula, diz autoridade da Casa Branca

DPU pede que Eduardo Bolsonaro seja notificado por carta nos EUA

Parlamentar já foi notificado por edital, mas não se manifestou

Pleno.News - 22/10/2025 15h24 | atualizado em 22/10/2025 16h09

Eduardo Bolsonaro Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Nesta segunda-feira (22), a Defensoria Pública da União (DPU) pediu ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) seja notificado por carta rogatória sobre a denúncia apresentada contra ele no processo sobre tarifaço dos Estados Unidos contra o Brasil.

O pedido foi feito após Moraes determinar que a DPU assuma a defesa do parlamentar, que está nos Estados Unidos e é acusado de fomentar as sanções comerciais do governo do presidente Donald Trump contra as exportações brasileiras, a aplicação da Lei Magnisky e a suspensão de vistos dos ministros da Corte e integrantes do governo federal.

Para a Defensoria, antes de assumir o caso, é necessário que Eduardo seja notificado sobre o caso. O parlamentar já foi notificado por edital, mas não se manifestou.

– A apresentação de resposta pela DPU, nas circunstâncias expostas, representaria chancelar a violação ao devido processo legal, vulnerando-se o direito de defesa do réu, papel que, a toda evidência, não pode ser assumido pela instituição – argumentou o órgão.

A carta rogatória é um procedimento mais demorado de notificação e deve passar pelas diplomacias do Brasil e dos Estados Unidos. Além disso, ainda depende da atuação do Judiciário norte-americano.

O procedimento foi adotado no caso de outro denunciado, o blogueiro Paulo Figueiredo. Contudo, o acusado é residente permanente nos Estados Unidos há pelo menos dez anos.

Eduardo deixou o Brasil em fevereiro deste ano e solicitou licença de 120 dias, que terminou no dia 20 de julho. Ao não comparecer às sessões da Câmara, o deputado poderá ser cassado por faltas.

*Com informações da Agência Brasil

Leia também1 Ministro defende financiamento privado nas campanhas
2 MPF arquiva denúncia de Erika Hilton contra vereador do PL
3 Bolsonaro vai para prisão? Após acórdão, confira o que ocorrerá
4 Após sugestão de Moraes, STF reabre apuração contra Valdemar
5 Fux diz que alterou entendimento sobre 8/1 por conta de "injustiças"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.