Leia também:
X MP dá parecer favorável para afastar Flordelis do mandato

Doria volta atrás, e quilombolas retomam prioridade na vacina

Governador reinseriu grupo entre a parcela da população que terá preferência na vacinação contra a Covid-19

Paulo Moura - 19/01/2021 13h39 | atualizado em 19/01/2021 13h59

Governador João Doria Foto: Agência Brasil/Rovena Rosa

Após ser divulgada a informação de que a população quilombola de São Paulo seria retirada do grupo de prioridades da vacinação contra a Covid-19, o governador João Doria (PSDB) anunciou que o grupo voltará a fazer parte da parcela prioritária a ser imunizada. Em uma postagem, Doria afirma que o grupo não estava mais contemplado no cronograma de vacinação por ter sido retirado do Plano Nacional de Imunização (PNI) pelo Ministério da Saúde.

– O Ministério da Saúde excluiu os quilombolas da fase inicial do Plano Nacional de Imunização. Acabo de determinar que em SP a população quilombola fará parte do programa de vacinação desde já, conforme previsto no Plano Estadual de Imunização – afirmou o governador.

Antes do anúncio de Doria, a população quilombola, que pertencia ao grupo prioritário máximo, ao lado de profissionais de saúde e indígenas, segundo o plano publicado no início de dezembro pelo governo estadual, não constava mais na primeira etapa de prioridade de vacinação de São Paulo.

Ao ser procurada na segunda-feira (18), a Secretaria da Saúde disse que o grupo tinha sido excluído da primeira etapa de vacinação porque a Anvisa não teria autorizado o uso emergencial da CoronaVac nesta população – o que foi negado pela Agência.

Após a repercussão do caso, a pasta chegou a afirmar que o grupo tinha sido retirado por conta do plano nacional e que eles seriam imunizados “nas próximas etapas, à medida que o governo federal disponibilize mais doses de vacinas”.

Leia também1 MP dá parecer favorável para afastar Flordelis do mandato
2 Covid: SP retira quilombolas de grupo prioritário da vacinação
3 Covid-19: Dez estados do país já receberam doses da CoronaVac
4 Disputa com Bolsonaro teria feito Doria antecipar vacinação
5 MP de Contas vê sobrepreço em compra de máscaras por Doria

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.