Leia também:
X Vendedora devolve dinheiro que recebeu por engano via PIX

Doria sobre ser vice de Simone Tebet: “Estamos dialogando”

Tucano está sendo pressionado a desistir de sua pré-candidatura à Presidência

Pleno.News - 20/05/2022 16h58 | atualizado em 20/05/2022 17h10

João Doria e Simone Tebet Fotos: Divulgação/Governo do Estado de SP | Foto: Divulgação/Agência Senado

O ex-governador João Doria (PSBD) afirmou nesta sexta-feira (20), estar “dialogando” ao ser questionado por jornalistas se aceitaria ser vice da senadora Simone Tebet (MDB-MS) na disputa presidencial. O tucano está sendo pressionado por partidos da terceira via para desistir de sua pré-candidatura ao Planalto.

– Estamos dialogando, sempre conversando. O diálogo é a base da democracia – disse em Goiânia.

Nesta semana, os presidentes de PSDB, MDB e Cidadania deram aval ao nome de Tebet, mas a indicação ainda precisa ser referendada pelas Executivas nacionais dos partidos.

Acompanhado do ex-governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), Doria afirmou que se reunirá com o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo no domingo (22), em São Paulo, para discutir a viabilidade da candidatura. Ainda assim, o ex-governador tucano “avalia” a possibilidade de recorrer à Justiça para garantir sua participação na disputa à Presidência.

– Com paz e entendimento se faz a boa política – afirmou.

Nesta quinta (19), PSDB, MDB e Cidadania divulgaram nota conjunta para reforçar a necessidade de união das siglas. Foram citadas falas antigas de Simone Tebet e João Doria, em que se diziam dispostos a participar do processo de escolha de um nome único. No entanto, apesar da revelação oficial estar marcada para terça (24), o nome da senadora emedebista já é tido pela cúpula dos partidos como o representante da articulação, e o PSDB sinaliza que deve ignorar o resultado das prévias vencidas pelo ex-governador paulista.

– Vamos respeitar as prévias e a vontade popular dos filiados do PSDB, mas sempre com diálogo – afirmou Doria, que tenta aglutinar apoio dentro do partido.

Em Goiás, o presidenciável conta com apoio das lideranças do estado, representadas por Perillo.

– Eu apoio o candidato do meu partido, defendo que o PSDB tenha nome nas eleições e não vou apoiar um candidato que não seja do PSDB – destacou Marconi à imprensa. Para o ex-governador de Goiás, o desrespeito às prévias “enfraquece” a sigla.

O aval da cúpula de PSDB, MDB e Cidadania ao nome de Tebet, questionado pela ala defensora de João Doria, teria como base os índices de rejeição da senadora, menores que o do tucanos, segundo pesquisas de intenção de voto. Os três partidos encomendaram um levantamento do Instituto Guimarães de Pesquisa e Planejamento (IGPP). A movimentação em prol da senadora desagrada, inclusive, ao grupo do deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG), também apoiador de candidatura própria, mas não do nome de Doria.

Em Goiás, Doria cumpriu agendas em Trindade, onde esteve no santuário e na Vila São Cottolengo, e em Goiânia, para reunião fechada com lideranças tucanas locais no Hotel Plaza Inn Augustus. O ex-governador de São Paulo defendeu o diálogo para que o país “não tenha apenas duas opções”, numa referência à polarização entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

*AE

Leia também1 Para Mourão, Alexandre de Moraes age de forma parcial
2 André Mendonça minimiza "crise" entre Jair Bolsonaro e STF
3 Bolsonaro sobre Musk: 'Início de namoro que irá virar casamento'
4 Toffoli comparece a evento de Jair Bolsonaro com Elon Musk
5 Deputado cria PL para obrigar candidatos a irem a debates

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.