Leia também:
X MP do RJ quer revogar decreto que desobriga uso de máscaras

Doria e Eduardo Leite travam guerra interna por vaga em 2022

PSDB fará eleições prévias para definir seu candidato

Pleno.News - 07/10/2021 14h02 | atualizado em 07/10/2021 14h11

João Doria e Eduardo Leite
Governadores João Doria, de SP, e Eduardo Leite, do RS Fotos: Governo de SP // Itamar Aguiar/Palácio Piratini

Pré-candidatos à Presidência da República nas prévias do PSDB, os governadores Eduardo Leite (RS) e João Doria (SP) travam uma guerra de números e ambos se dizem favoritos para vencer a disputa, marcada para 21 de novembro.

Em uma entrevista coletiva “técnica” realizada nesta quinta-feira (7) na sede estadual do PSDB paulista, o presidente da legenda no estado, Marco Vinholi, o coordenador da pré-campanha de Doria, Wilson Pedroso, e o presidente da Associação Paulista de Municípios, Frederico Guidoni, explicaram o colégio eleitoral e disseram que São Paulo já larga com uma dianteira de 25% dos filiados ao partido.

– Temos neste momento 65 % de adesão nas prévias do PSDB – disse Vinholi, enquanto Wilson Pedroso classificou os apoios de Eduardo Leite em São Paulo como “uma gota no oceano”.

O grupo de Leite, porém, apresenta números diferentes. No dia que anunciou sua desistência das prévias para apoiar Leite, o senador Tasso Jereissati (CE) afirmou que os dois juntos contam com o apoio de 80% das executivas estaduais do PSDB.

Já a assessoria do governador gaúcho enviou a reportagem uma projeção interna na qual Leite teria 62% de apoio do partido, contra 37% de Doria.

Segundo o TSE, o PSDB contaria com 1.355.766 filiados, mas esses dados estão desatualizados. Pelo formato do colégio eleitoral das prévias, a votação será indireta e com pesos diferentes entre filiados, mandatários e dirigentes.

Os 565 prefeitos e 445 vices formam 25% do eleitorado; os 4.297 vereadores e 272 deputados estaduais outros 25%. Governadores (3), vices (5), senadores (7), deputados federais (32) e o presidente nacional do partido, Bruno Araújo representam o terceiro bloco, e os filiados em geral o 4° bloco.

Vence o candidato que alcançar maioria absoluta dos votos válidos considerando esta soma: resultado do grupo 1 + resultado do grupo 2 + resultado do grupo 3 + resultado do grupo 4.

Os aliados de Doria dizem que ele venceria Leite por 60% a 40% nas bancadas do Congresso e na executiva nacional. Além dos dois governadores, o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, também concorre nas prévias.

*AE

Leia também1 MP do RJ quer revogar decreto que desobriga uso de máscaras
2 Homem é executado apesar de pedido de clemência do Papa
3 2021: União gastou R$ 6 bilhões para honrar dívidas de estados
4 Apoiador de Ciro em 2018, Caetano declara voto em Lula
5 GloboNews rebate acusações de linchamento da Prevent Senior

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.