Leia também:
X Bolsonaro culpa o “fica em casa” pela alta dos alimentos

Doria critica ‘negacionistas’ e diz: “Eu desprezo Jair Bolsonaro”

Governador de São Paulo afirmou que pretende ajudar a levar o presidente a julgamento em tribunais internacionais

Pleno.News - 15/03/2021 15h34 | atualizado em 15/03/2021 16h03

Presidente Jair Bolsonaro e governador de SP, João Doria Foto: Marcos Corrêa/PR

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que vai ajudar a levar o presidente Jair Bolsonaro a julgamento em tribunais internacionais por sua condução no combate à pandemia de Covid-19 no país. Em comissão de acompanhamento da pandemia no Congresso, nesta segunda-feira (15), Doria declarou que pretende auxiliar para que Bolsonaro “seja julgado por esse genocídio que está cometendo contra os brasileiros”.

– Daqui a pouco vai faltar oxigênio, daqui a pouco vão faltar condições básicas para o país, que vive a sua maior tragédia, e temos um presidente que sorri, que anda de jet-ski, que come leitãozinho e despreza a vida. Pois eu desprezo Jair Bolsonaro e desprezo todos que, como ele, são negacionistas (…) O que ele está promovendo no Brasil é um genocídio – afirmou Doria.

O governador repetiu que o Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo, completará a entrega de mais 5,3 milhões doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde nos próximos dias e reforçou críticas ao governo federal. Segundo ele, em três dias, o Butantan entregará “mais vacinas para o Brasil do que todas as outras vacinas que o governo federal prometeu e pouco entregou”

– Até agora, o Ministério da Saúde, que promete, promete, promete e promete, só disponibilizou 4 milhões de doses da vacina de Oxford e da vacina AstraZeneca para os brasileiros – destacou o governador paulista.

Doria também se solidarizou com governadores que, como ele próprio, enfrentaram manifestações em seus estados contra as medidas adotadas para combater a disseminação da Covid-19.

– Eu também, ontem, aqui, tive manifestações na porta da minha casa, xingamentos a mim, ameaças a mim, a minha esposa, aos meus filhos. Não foi a primeira vez, não será a última vez. Esse é o clima, infelizmente, que temos no País, e é o preço que nós, governadores, pagamos – apontou.

Com relação às medidas do plano emergencial que entraram em vigor hoje no estado de São Paulo, o governador anunciou uma força tarefa com a Polícia Militar, Polícia Civil, Procon, prefeituras municipais, vigilância sanitária e guardas metropolitanas, para coibir eventos, “seja até em cassino”, disse, em referência ao fechamento de dois estabelecimentos de jogos clandestinos no Estado.

– Um deles, até com pessoas que deviam dar o exemplo de conduta aos demais e deram exatamente o pior exemplo – afirmou o governador, referindo-se ao jogador Gabriel Barbosa, o Gabigol, do Flamengo, encontrado em um dos flagrantes.

*Estadão

Leia também1 Lockdown: Doria cogita medidas mais duras caso Covid não recue
2 Manifestantes gritam em frente à casa de Doria: "Renuncia"
3 Web faz campanha pedindo Weintraub governador de SP
4 Avenida Paulista é ocupada por manifestantes pró-Bolsonaro
5 "Querem te obrigar a ficar em casa enquanto vão para Miami", diz deputado do RJ

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.