Leia também:
X Confira as 10 dúvidas mais frequentes sobre o auxílio

Doria ‘baixa o tom’ em reunião de Bolsonaro e governadores

Durante o encontro virtual, governadores concordaram com veto a reajuste de servidores

Pleno.News - 21/05/2020 14h45

Presidente Jair Bolsonaro durante reunião com governadores Foto: Marcos Corrêa/PR

Adversários políticos e protagonistas de intensas trocas de acusações, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), abandonaram o tom belicoso das últimas declarações durante reunião virtual do mandatário com chefes dos governos estaduais.

Doria, que já foi chamado de “gravatinha” por Bolsonaro e disse que o mandatário vive numa “redoma em Brasília”, pregou paz quando falou na teleconferência.

– Este é o sentimento dos governadores do Brasil. Vamos em paz, presidente, vamos pelo Brasil, e vamos juntos. É o melhor caminho e a melhor forma de vencer a pandemia – declarou o governador.

Participaram da videoconferência de Bolsonaro com os governadores os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Na rápida reunião, Bolsonaro avisou que sancionará o projeto de lei que cria uma rede de auxílio financeiro aos demais entes federados e disse que vetará um dispositivo que abre brecha para que haja reajuste ao funcionalismo público. O presidente pediu apoio aos governadores para articular no Congresso Nacional a manutenção desse veto.

– Quero exaltar e cumprimentar a forma como essa reunião está sendo conduzida, para a união de todos. O Brasil precisa estar unido para vencer e ajudar e proteger a saúde dos brasileiros. O nosso foco neste momento é exatamente esse, proteger os brasileiros. A existência de uma guerra coloca todos em derrota. Ninguém ganha numa guerra – acrescentou Doria.

Governador de SP, João Doria, em reunião com o presidente Jair Bolsonaro e governadores Foto: Marcos Corrêa/PR

Em suas intervenções, Bolsonaro agradeceu a manifestação de Doria e evitou entrar em confronto com seu adversário político.

– O motivo da reunião é uma continuidade, um esforço de todos, na busca de minorar e mitigar problemas e atingir na ponta da linha aqueles que são afetados por essa crise, que nós não sabemos ainda o tamanho da sua dimensão. Ela realmente em muito prejudicou não só o Brasil, mas o mundo todo (…) O governo federal, se Deus quiser, sancionará hoje mesmo esse projeto com vetos. Os quais, segundo o nosso entendimento, devem ser mantido para todos nós- disse.

O tom ameno entre Bolsonaro e Doria foi completamente oposto ao da última vez que ambos participaram de uma videoconferência, em 25 de março. Na ocasião, Doria cobrou “serenidade, calma e equilíbrio”, e ameaçou ir à Justiça se o governo federal confiscasse respiradores mecânicos para doentes graves com Covid-19.

Bolsonaro, por sua vez, reagiu de forma ríspida e acusou o governador de, nas eleições, apoderar-se do seu nome para se eleger governador.

– Subiu à sua cabeça a possibilidade de ser presidente do Brasil. Não tem responsabilidade. Não tem altura para criticar o governo federal (…) Se você não atrapalhar, o Brasil vai decolar e conseguir sair da crise. Saia do palanque – disse Bolsonaro em março.

*Folhapress

Leia também1 Governadores concordam com veto a reajuste de servidores
2 Bretas manda recado a Witzel: "Justiça é isenta e imparcial"
3 Ministro é preso por fraude em compra de respiradores
4 Brasil recebe 4,5 milhões de máscaras contra a Covid-19
5 Trump diz que deve deixar de tomar cloroquina em 2 dias

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.