Leia também:
X Covid: FMI defende seguro de vacinas contra novas variantes

Doria antecipa vacinas mesmo sem previsão de mais doses

Governador de São Paulo prometeu vacinar todos os adultos até setembro, mas governo não elevou projeção de imunizantes

Pleno.News - 15/06/2021 18h05 | atualizado em 15/06/2021 18h52

Governador João Doria com uma caixa da vacina CoronaVac na mão Foto: Divulgação/Governo de SP

No domingo (13), o governador de São Paulo, João Doria, prometeu que iria vacinar toda a população do estado até o dia 15 de setembro. Foi a terceira vez que o político antecipou o calendário de vacinação em São Paulo, mesmo sem um aumento na projeção de entrega de imunizantes contra a Covid-19.

De acordo com o site O Antagonista, a previsão de Doria leva em conta as projeções de entregas de vacinas pelo Ministério da Saúde. Mas um levantamento feito pelo veículo aponta que as últimas projeções da pasta mostram estabilidade ou queda no envio de imunizantes aos estados.

As projeções do Ministério da Saúde para os dias 26 de maio, 2 de junho e 9 de junho mostraram uma queda de 662.901.770 doses para 662.512.770 vacinas. O número representa o total de imunizantes adquiridos.

As projeções de vacinas para o mês de junho registraram duas quedas. Inicialmente eram 43,8 milhões; depois o número caiu para 39,8 milhões; e, em seguida, foi reduzido para 37,9 milhões.

A projeção para o terceiro trimestre do ano também apresentou oscilação. De acordo com o Ministério da Saúde, inicialmente eram 176,1 milhões; depois, o número foi reduzido para 170,5 milhões; e, então, subiu para 175,5 milhões.

Já para o quatro trimestre, foi registrado outra oscilação. No início, estavam previstas 310 milhões de doses; depois, o número subiu para 318 milhões. Por fim, caiu para 291 milhões.

Os números do Ministério da Saúde representam doses de vacinas para todo o Brasil.

Ao veículo, a Secretaria estadual de Saúde afirmou que “gestores nacionais sinalizam a vinda da vacina da Janssen ainda para esta semana. A partir disso, São Paulo recalculou o cronograma e está intensificando a logística e distribuição dos imunizantes a todas as cidades”.

O governo paulista destacou também que aprevisão é que, com as novas metas, o ritmo de vacinação seja quatro vezes mais intenso que o verificado na fase inicial da campanha” e ressaltou que “somente neste mês, a previsão do PEI (Programa Estadual de Imunização) é que 7,45 milhões de adultos do estado de São Paulo recebam a primeira dose [de vacina] até o final de junho”, acrescentou a secretaria.

“O PEI foi elaborado e é executado com base em monitoramento e planejamento, e a disponibilidade de cada dose de vacina, independentemente do produtor, segue crucial para que os brasileiros sejam imunizados com maior celeridade”.

Leia também1 PSDB define modelo de prévias que impõe derrota a Doria
2 Doria rebate Bolsonaro e diz querer terminar a 'vacinata'
3 Grupo Abril oferece Veja como garantia em dívida com a União
4 Doria diz que a vacina ButanVac custará R$ 10 por dose
5 SP lança programa para oferecer absorventes nas escolas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.