Leia também:
X Rio busca apoio dos EUA para combater o Comando Vermelho

Dólar sobe e Bolsa sofre queda após falas de Lula sobre economia

Moeda americana fechou em alta, cotada a R$ 5,75

Paulo Moura - 24/02/2025 18h37 | atualizado em 24/02/2025 19h00

Lula Foto: EFE/Bienvenido Velasco

Nesta segunda-feira (24), o mercado reagiu aos comentários do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a economia e fez o dólar fechar em alta de 0,43%, cotado a R$ 5,75. Além disso, a B3, bolsa de valores brasileira, viu seu principal índice, o Ibovespa, fechar preliminarmente com queda de 1,37%, aos 125.389,97 pontos.

Junto com o principal índice da B3, papéis importantes como os da Petrobras (-1,14%), da Vale (-0,95%) e de bancos como o Bradesco (-2,11%) também registraram quedas acentuadas. De acordo com João Vitor Saccardo, responsável pela mesa de renda variável da corretora Convexa, o dólar e a B3 sofreram o impacto de declarações feitas por Lula.

Ao discursar nesta segunda em uma cerimônia de assinatura do contrato de navios da Transpetro pelo Programa de Renovação da Frota Naval do Sistema Petrobras, em Rio Grande (RS), Lula afirmou, por exemplo, que a economia brasileira crescerá “mais do que o previsto” em 2025. De acordo com o Banco Mundial, o índice de crescimento brasileiro deve ser de 2,2% em 2025.

Em outro momento, Lula disse ainda que o crescimento da economia brasileira será puxado pela microeconomia e que as pessoas não devem acreditar nessa “bobagem de macroeconomia”. A diferença entre os dois conceitos é que a microeconomia estuda fenômenos econômicos de maneira mais específica, enquanto a macroeconomia analisa uma perspectiva mais abrangente.

Leia também1 Avião da cantora Ludmilla sofre falha e faz pouso de emergência
2 Rio busca apoio dos EUA para combater o Comando Vermelho
3 Ministro Gilmar Mendes tenta atenuar impopularidade de Lula
4 Trump crê que guerra na Ucrânia poderá terminar em semanas
5 Ana Hickmann: "Meu agressor continua me agredindo"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.