Leia também:
X Bolsonaro fala em isenção de visto para chineses e indianos

Dodge quer ação do Congresso sobre prisão após 2ª instância

STF pode mudar o entendimento atual e permitir a prisão apenas após o trânsito em julgado

Henrique Gimenes - 24/10/2019 19h53

Ex-procuradora-geral da República, Raquel Dodge Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

A ex-procuradora-geral da República Raquel Dodge, favorável ao início de cumprimento da pena após condenação em segunda instância, sugeriu nesta quinta-feira (24) que o Congresso Nacional deve agir caso haja mudança no entendimento.

O STF (Supremo Tribunal Federal) está debatendo o tema, que terá impacto na situação do ex-presidente Lula (PT), condenado na Operação Lava Jato.

Há chances de a corte modificar a jurisprudência atual e determinar a necessidade de esperar o trânsito em julgado (o fim dos recursos) para executar a pena de um condenado.

– Esta situação agora exigirá talvez do Parlamento uma reflexão sobre se é necessário alterar alguma regra no sentido de estabelecer clareza quanto à possibilidade da prisão após a condenação em segunda instância – disse.

A ex-PGR falou que uma ação nesse sentido poderia ser feita por meio de uma PEC (proposta de emenda à Constituição) a ser votada no Legislativo.

Na opinião dela, “uma mudança para o futuro por meio de uma emenda constitucional é sempre possível, tornando mais clara a possibilidade de início de cumprimento da pena após a condenação em segunda instância”.

Dodge deixou o cargo em setembro e foi substituída pelo procurador Augusto Aras. Ela deu a declaração após participar de um seminário promovido pela revista The Economist em São Paulo.

Para a ex-procuradora-geral, o início da pena na segunda instância é uma “medida proporcional” do sistema de Justiça, já que não haveria nas instâncias posteriores a possibilidade de rediscussão sobre provas, mas apenas análise de detalhes como duração da pena e regime de cumprimento.

– Na segunda instância encerra-se a discussão sobre se o acusado é culpado ou não, diante das provas que foram apresentadas pelo Ministério Público e contestadas pela defesa – afirmou.

A ex-procuradora disse considerar que o modelo vigente, com a possibilidade de punição imediata, “fomenta na população a percepção de que o sistema de Justiça funciona com a rapidez necessária, o mais próximo possível da data do fato”.

Ela evitou comentar a repercussão de uma eventual mudança em casos específicos, como o de Lula.

Para Dodge, o Brasil tem sido “um modelo de enfrentamento” à corrupção para o mundo. Ela afirmou que buscou se portar com equilíbrio no cargo, mas “atuar firmemente para romper a barreira da impunidade”.

– Denunciei o presidente da República que me nomeou, assim como governadores de estado no exercício do cargo – lembrou ela, indicada para o posto por Michel Temer (MDB).

Dodge disse ainda ver como “um fato lamentável, mas isolado” a revelação do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot de que entrou armado no Supremo Tribunal Federal para matar o ministro Gilmar Mendes.

O caso não prejudicou a imagem da Procuradoria, ela sustentou.

– A credibilidade de uma instituição depende sempre do comportamento individual de cada um de seus membros, mas eu creio também que é o conjunto do comportamento dos membros que faz a instituição – apontou.

*Folhapress

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.