Leia também:
X Flávio confirma reunião de do Val e Bolsonaro, mas nega crime

“Do Val reforça responsabilidade de Bolsonaro em atos”, diz Dino

Ministro de Lula repercutiu declarações polêmicas do senador Marcos do Val

Pleno.News - 02/02/2023 14h34 | atualizado em 02/02/2023 15h25

Flávio Dino é o atual ministro da Justiça Foto: EFE/ André Coelho

O ministro da Justiça Flávio Dino afirmou que os relatos do senador Marcos do Val se “somam” a outros e “fortalecem a ideia” de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e pessoas próximas a ele podem ter algum envolvimento, não apenas político, mas também “jurídico” com os atos de 8 de janeiro em Brasília.

– Estamos diante de um fato novo que fortalece a ideia que, além da responsabilidade política, há cada vez mais indício conducentes à responsabilidade jurídica do ex-presidente, pessoas ligadas a ele – afirmou Dino nesta quinta-feira (2), ao deixar o plenário do Senado após a eleição da Mesa Diretora da Casa.

Dino reassumiu a Justiça depois de ter tomado posse como senador na véspera para participar da votação no Congresso Nacional.

– O ex-ministro da Justiça [Anderson Torres] tinha em casa um planejamento de golpe de Estado. São tijolos que vão se somando em um edifício de golpe de Estado. Quem eram os arquitetos, engenheiros e mandantes, a investigação vai mostrar – completou.

Do Val gravou uma live, na madrugada desta quinta (2), para dizer que foi coagido por Bolsonaro a se aliar a ele em um golpe de Estado. No final da manhã, contudo, o senador recuou e disse que foi o ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) quem conduziu a conversa. O parlamentar afirmou ainda que relatou o caso ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que por sua vez, autorizou a Polícia Federal (PF) a tomar o depoimento do senador.

O pedido para ouvir do Val foi feito no inquérito que se debruça sobre o papel de autoridades nos protestos extremistas na Praça dos Três Poderes.

Em despacho nesta quinta-feira, Moraes disse que a “circunstância deve ser esclarecida”.

*Com informações da AE

Leia também1 Após polêmica, Marcos do Val anuncia renúncia, mas recua
2 Marcos do Val diz que Bolsonaro não o coagiu para golpe
3 Moraes autoriza PF a tomar o depoimento de Marcos do Val
4 Veja como ficou a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados
5 Moraes cita deboche de Silveira e diz que multa foi insuficiente

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.