Leia também:
X Interventor do DF culpa Torres pelos ataques em Brasília

Ditador da Nicarágua chama Bolsonaro de “fascista militar”

Chefe de Estado ainda comparou manifestações no Brasil com as de seu país

Lucas Dias - 10/01/2023 17h03 | atualizado em 10/01/2023 17h20

Daniel Ortega Foto: EFE/Jorge Torres

Nesta segunda-feira (9), o ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, classificou o ex-presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (PL), como um “fascista militar”. O líder nicaraguense ainda criticou as manifestações que culminaram na invasão da Praça dos Três Poderes, em Brasília, no último domingo (8).

As declarações ocorreram durante o evento de abertura do ano legislativo de seu país.

Na ocasião, Ortega fez uma comparação dos atos que ocorreram no Brasil com a invasão ao Capitólio, nos Estados Unidos, em 2021. Também traçou um paralelo com os casos do Peru e da Bolívia, dizendo que o fascismo “está se reinstalando no mundo” para “provocar a tentativa de golpe de Estado”.

– Estava vendo pela televisão e parecia inacreditável. O mesmo esquema dos Estados Unidos. Assim como se lançaram os milhares de norte-americanos do Partido Republicano para tomar o Congresso, se lançaram os de Bolsonaro. Bolsonaro é um fascista militar – acusou, de acordo com informações da Folha de S.Paulo.

Ortega ainda igualou as manifestações contra Lula (PT) com as que ocorrem contra ele na Nicarágua, a fim de tentar justificar a perseguição que ele exerce contra seus opositores.

OPRESSÃO
No comando do país desde 2007, Ortega assumiu seu quarto mandato consecutivo em 2022, vencendo eleições consideradas ilegítimas pela Organização dos Estados Americanos (OEA). O ditador chegou a prender sete candidatos à Presidência no pleito de 2021, eliminando opções que pudessem ameaçar sua vitória.

Além disso, o país vem registrando casos de perseguição a jornalistas, cristãos e críticos ao governo. Estima-se que ao menos 253 pessoas são presos políticos do regime de Ortega.

Ainda no discurso desta segunda, o ditador disse que os manifestantes “estão sempre conspirando e têm o financiamento do governo norte-americano e dos governos europeus”.

– Temos que defender firmemente a justiça e sua aplicação contra os criminosos – defendeu.

Leia também1 Direitos Humanos monitora situação de detidos em ginásio
2 Biden convida Lula para visitar Washington em fevereiro
3 Mulheres e idosos foram liberados pela Polícia Federal
4 Embaixador do Brasil em Israel é removido do cargo pelo governo
5 Governo do DF divulga lista com nomes de presos após atos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.