Leia também:
X Professora vítima de ataque: “Sou contra policiais na escola”

Diretora-geral do Senado é processada por suposto assédio

Ilana Trombka é acusado por ex-servidora

Monique Mello - 03/04/2023 18h08 | atualizado em 03/04/2023 19h24

Ilana Trombka Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Ilana Trombka, diretora-geral do Senado Federal, é alvo de um processo de assédio moral. A autora da ação é Dinamar Santos, ex-servidora da Casa Legislativa.

De acordo com o colunista Guilherme Amado, do Metrópoles, Trombka foi intimada a prestar esclarecimento no último dia 23 de março.

Dinamar Santos trabalhou diretamente com Trombka entre 2017 e 2018. Ela alega ter sofrido perseguição e boicote pela diretora-geral.

A ex-servidora citou um exemplo de quando foi nominalmente convidada pelo Ministério da Defesa para dar uma palestra organizada pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados. Segundo ela, Trombka a impediu de falar no evento, designando outro servidor para a tarefa.

Em 2019, Dinamar foi alvo de uma investigação preliminar instaurada pela diretora-geral, devido a uma denúncia à Polícia do Senado contra ela. Mesmo que a apuração preliminar seja praxe no regimento interno do Senado, Dinamar assegura que se tratou de “perseguição” de Trombka contra ela. O caso, no entanto, foi arquivado.

Ainda no processo consta que Santos formalizou uma denúncia contra Trombka no setor de Qualidade de Vida do Senado. Na ocasião, ela ouviu da servidora que lhe atendeu que ela “não era a primeira pessoa” a reclamar da conduta da diretora-geral do Senado.

Ilana Trombka, por sua vez, nega as acusações da ex-servidora,

– A Polícia do Senado fez apurações que tinha que fazer e encaminhou para mim o resultado. Um ato do primeiro secretário do Senado orienta como a gente deve tratar casos de assédio moral e o artigo diz que a gente deve instaurar uma apuração preliminar. E eu abri a apuração das duas, cada uma teve uma apuração preliminar – explicou Trombka ao Metrópoles.

Trombka afirma fazer uma boa gestão no Senado e citou êxitos como “recordes positivos em matérias de gênero e clima no ambiente de trabalho”.

Leia também1 Marido de Antonelli, diretor da TV Globo é acusado de assédio
2 Ator José Mayer fica indignado e chama Rede Globo de "nefasta"
3 Laudo atesta "esquizofrenia" de procurador que espancou chefe
4 Melhem sobre Dani Calabresa: "Nunca me disse ‘não'”
5 Na CNN, Joel Pinheiro reconhece erros na gestão Lula: "Tiro no pé"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.