Leia também:
X Ditador da Nicarágua, Ortega parabeniza Lula após 1° turno

Para o Datafolha, crescimento de Bolsonaro foi de última hora

Diretora deu declarações na GloboNews

Pleno.News - 04/10/2022 09h41 | atualizado em 04/10/2022 10h30

Presidente Jair Bolsonaro Foto: Alan Santos/PR

Os resultados das eleições deste domingo (2) descredibilizaram as pesquisas de intenção de voto e, para tentar se defender, a diretora do Datafolha, Luciana Chong, declarou que não houve erro.

Nesta segunda-feira (3), Chong participou de um programa da GloboNews em que foi questionada sobre a diferença entre as pesquisas e o resultado das urnas.

O Datafolha, e outros institutos como o Ipec (antigo Ibope), declarava que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria no primeiro turno com 14 pontos percentuais a mais que o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL).

Luciana Chong Datafolha
Luciana Chong, diretora do Datafolha Foto: Reprodução

Na apuração final, a diferença entre os candidatos foi de cinco pontos e eles se enfrentarão no segundo turno no próximo dia 30 de outubro.

– Houve movimento de última hora para Bolsonaro, de votos de Ciro, Simone, brancos e nulos (…). Não se pode dizer que houve erro. Pesquisa não é prognóstico – declarou a diretora do Datafolha.

Segundo o site O Antagonista, ela afirmou ainda que a diferença entre as pesquisas e os resultados na urna foi causada por um “movimento de última hora para Bolsonaro de votos de Ciro [Gomes], Simone [Tebet], brancos e nulos”.

– Fazendo uma conta de padaria com os resultados eleitorais, verifica-se que 1% equivale a cerca de 1,18 milhão de votos. Para ser verdade, a redução de nove pontos na diferença para Lula (de 14 para 5) significa que Bolsonaro teria que ter recebido dos eleitores de Ciro, Tebet e brancos/nulos nada menos que 10,6 milhões de votos da noite para o dia – literalmente – reportou o site.

Leia também1 'Influenciadores evangélicos se posicionaram contra Lula'
2 Trump parabeniza Bolsonaro: 'Posição forte para vitória'
3 Ditador da Nicarágua, Ortega parabeniza Lula após 1° turno
4 Senador protocola pedido por CPI de pesquisas eleitorais
5 Eleito, Zé Trovão pedirá ao STF que o livre da tornozeleira

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.