Leia também:
X Dia da eleição do presidente Bolsonaro completa 2 anos

Direção da Câmara aprova e caso Flordelis vai ao Conselho de Ética

Caso não será retomado imediatamente por conta de paralisação dos trabalhos do conselho em virtude da pandemia

Paulo Moura - 28/10/2020 11h39 | atualizado em 28/10/2020 11h40

Deputada Flordelis Foto: Claudio Andrade/Câmara dos Deputados Fonte: Agência Câmara de Notícias

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (28), por unanimidade, o envio do caso sobre a deputada Flordelis (PSD-RJ) ao Conselho de Ética da Casa. A parlamentar é acusada de ser mandante do assassinato do próprio marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019, mas nega as acusações.

Por ter imunidade parlamentar, Flordelis continua em liberdade, mas, desde o dia 8 de outubro, tem sido monitorada por uma tornozeleira eletrônica. Foram quase três semanas entre a ordem da Justiça para monitorá-la e a instalação do equipamento.

A reunião, na casa oficial do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), estava prevista para terça-feira (27), mas foi adiada para esta quarta. Os integrantes da Mesa Diretora aprovaram o relatório do corregedor da Câmara, Paulo Bengtson (PTB-BA), que havia recomendado que o caso fosse encaminhado ao Conselho de Ética.

Em seu relatório, Bengtson afirmou que os fatos descritos na representação feita à Câmara pelo deputado Léo Motta (PSL-MG), em agosto, e no inquérito policial, “constituem indícios suficientes de irregularidades ou de infrações às normas de decoro e ética parlamentar”.

Mesmo com a decisão pelo prosseguimento, o caso não será retomado imediatamente, porque o Conselho de Ética está fechado em razão da pandemia do novo coronavírus. A volta da conselho agora depende da aprovação pelo plenário principal da Câmara de um projeto de resolução. Até agora, porém, não há uma definição para essa votação.

Leia também1 Câmara adia e discussão sobre Flordelis será na quarta-feira
2 Câmara decide hoje se envia Flordelis ao Conselho de Ética
3 Após promessa, Flordelis deixa 'revelações' para futuros vídeos
4 Flordelis irá "romper o silêncio" e promete revelar tudo do seu caso
5 Suplente de Flordelis é alvo de operação contra "rachadinha"

WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.