Leia também:
X Desembargador é acusado de escravizar mulher surda e muda

Dino: Roger Waters será preso se divulgar nazismo em show

Cantor utiliza uniforme nazista afirmando tratar-se de uma crítica social a regimes totalitários

Thamirys Andrade - 10/06/2023 14h02 | atualizado em 10/06/2023 15h36

Roger Waters se apresentará no Brasil no fim do ano Foto: Reprodução / TikTok

O ministro da Justiça, Flávio Dino, advertiu que, caso o cantor Roger Waters utilize o figurino nazista em seu show no Brasil como forma de “divulgação” da ideologia perpetrada por Adolf Hitler durante a apresentação, o cantor será preso.

Segundo informações do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, a afirmação foi feita por Dino ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, após o magistrado procurá-lo a pedido de representantes da comunidade judaica.

Waters, que está em sua turnê This is Not a Drill e se apresentará no Brasil no fim do ano, costuma usar o traje inspirado no uniforme nazista, com braçadeiras vermelhas, durante as músicas In the Flesh? e Run Like Hell, desde a década de 1980.

De acordo com o ex-integrante da banda Pink Floyd, trata-se de uma crítica social a regimes totalitários, não uma apologia a eles.

Apesar da justificativa, o ato fez com que ele virasse alvo de investigação por parte da polícia alemã após show em Berlim, em maio deste ano.

Após a fala de Dino a Luiz Fux gerar polêmica, o ministro do governo Lula (PT) foi até o Twitter frisar que a medida só ocorreria em caso de “divulgação do nazismo” e ressaltou conhecer o trabalho de Waters.

– No Brasil, é crime, sujeito inclusive à prisão em flagrante: fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo – assinalou Dino.

Ele ainda negou tratar-se de “censura prévia”.

– É regra geral que autoridade administrativa não pode fazer censura prévia, sendo possível ao Poder Judiciário intervir em caso de ameaça de lesão a direitos de pessoas ou comunidades – escreveu.

Também destacou que ainda não recebeu a petição sobre “apologia a nazismo que aconteceria em show musical” e que quando receber analisará “com calma e prudência”.

Leia também1 Ação na Justiça quer impedir shows de Roger Waters no Brasil
2 Ator de Breaking Bad morre aos 52 anos após ataque cardíaco
3 Ex-apresentadora e amigas morrem em acidente em Goiás
4 Shakira e Lewis Hamilton estão iniciando namoro, diz revista
5 Vídeo: Cantor brasileiro é abordado pela polícia em Paris

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.