Dino diz que apagão pode ter sido resultado de ação humana
Ministro da Justiça encaminhou ofício à Polícia Federal pedindo apuração do ocorrido
Paulo Moura - 18/08/2023 12h00 | atualizado em 18/08/2023 12h31
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse, nesta quinta-feira (17), que o governo trabalha com a hipótese de que o apagão que afetou 25 estados e o Distrito Federal na última terça (15) tenha sido causado por ação humana. A declaração foi feita durante uma reunião em Brasília.
– Na medida em que não há uma explicação técnica e objetiva demonstrada, se abre um cardápio de possibilidades, entre as quais a de ação humana. E, aí, tem outra derivação: uma ação humana intencional ou uma ação humana, eventualmente, por negligência, imperícia ou imprudência – declarou.
Dino lembrou que o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, solicitou formalmente que fosse aberta uma investigação sobre os fatos. O chefe da pasta de Justiça enviou o pedido à Polícia Federal (PF) na última quarta (16).
– A medida de cautela, de prudência, foi a de transformar o ofício do ministro Alexandre Silveira em uma determinação à Polícia Federal para que proceda com a investigação dos fatos – completou.
No ofício em questão, que foi enviado ao diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, Dino declarou que as causas para o “grave e anômalo corte de carga” ainda são desconhecidas e que o Ministério de Minas e Energia solicitou esforços para que o órgão apurasse o ocorrido.
Leia também1 Michelle Bolsonaro sobre quebra de sigilo: "Bastava me pedir"
2 Internado há quase 2 semanas, Faustão passará por cirurgia
3 Bolsonaro diz que estratégia de confissão de Cid "é camicase"
4 Atual comandante da PM do DF está entre os presos em operação
5 Zambelli assistiu em hospital ao depoimento de hacker na CPMI