Leia também:
X Moraes nega pedido de liberdade a Anderson Torres

Dino diz que operações da PRF no 2º turno foram anormais

Ministro da Justiça deu declarações nesta quinta-feira

Pleno.News - 20/04/2023 19h42 | atualizado em 24/04/2023 12h21

Ministro Flávio Dino Foto: Tom Costa/MJSP

Nesta quinta-feira (20), o ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), disse que dados levantados pela atual gestão da Polícia Rodoviária Federal (PRF) mostram que as operações do órgão no segundo turno foram atípicas.

A PRF fez diversas operações em estradas no segundo turno da última eleição presidencial. As ações foram interpretadas como uma tentativa de impedir que eleitores chegassem ao respectivo local de votação, principalmente em lugares onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é mais popular.

Dino falou a jornalistas no Ministério da Justiça junto com o ministro da Controladoria Geral da União, Vinícius Carvalho, e com o diretor-executivo da PRF, Antônio Jorge Azevedo Barbosa.

De acordo com o ministro, foram 911 pontos de fiscalização no dia do segundo turno, a maior parte no Nordeste. A região também foi a com maior movimentação da PRF em outras métricas, como número de ônibus parados e policiais mobilizados em dia de folga para trabalhar.

Segundo Dino, a PRF mudou entre o primeiro e o segundo turno um planejamento que fez em setembro. Isso teria aumentado o custo da operação em R$ 3 milhões.

Flávio Dino também afirmou que, em um estado, o número de operações durante o segundo turno foi maior do que no resto do ano. No entanto, ele não especificou de qual estado estava falando.

O ministro da Justiça também afirmou que o ex-ocupante do cargo Anderson Torres e o ex-diretor da PRF Silvinei Vasques, que estavam nos postos durante a eleição de 2022, têm de se explicar.

O diretor-executivo da PRF disse na entrevista que, no total, as operações das eleições custaram R$ 7 milhões e foram desproporcionais. No Nordeste, segundo ele, foram maiores do que as ações feitas durante as festas de São João.

A entrevista a jornalistas foi realizada para divulgar os números, compilados pela PRF por ordem da CGU. Vinícius Carvalho disse que seu ministério está terminando de revisar 240 sigilos do governo anterior.

*AE

Leia também1 Deputada do PCdoB critica memes com sua imagem: "Galera esquisita"
2 Moraes manda coletar digitais, saliva e fotos de acusados no 8/1
3 Bolsonaro tem viagem prevista pelo Brasil; saiba mais
4 Anderson Torres tentou suicídio na prisão, diz Eduardo Bolsonaro
5 Haddad: Shein deve nacionalizar 85% das vendas no Brasil

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.