Leia também:
X Polícia encontra menina de 12 anos desaparecida em Sepetiba

Dino autoriza envio da Força Nacional ao Rio Grande do Norte

Cem agentes serão deslocados para o estado após os ataques

Pleno.News - 14/03/2023 21h17 | atualizado em 15/03/2023 12h43

Força Nacional Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Agentes da Força Nacional serão enviados para reforçar a segurança pública no estado do Rio Grande do Norte, que sofreu, nesta terça-feira (14), ataques a prédios públicos e teve ônibus e carros incendiados. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, autorizou o envio da Força Nacional, a pedido da governadora petista Fátima Bezerra, que reuniu-se com o ministro nesta terça em Brasília (DF).

De acordo com o ministério, 100 agentes da Força Nacional serão deslocados para o estado, além de 30 viaturas. Eles irão em aviões cedidos pelo Ministério da Defesa. As viaturas serão levadas por via terrestre.

– Atendendo à solicitação da governadora Fátima, do Rio Grande do Norte, autorizei o envio da Força Nacional para colaborar com a ação das forças estaduais de segurança. Outras ações estão sendo providenciadas e, posteriormente, serão anunciadas – disse Flávio Dino, em mensagem em rede social.

A Polícia Rodoviária Federal irá também reforçar o patrulhamento em rodovias no interior do estado para controlar a circulação de criminosos. Mais 30 policiais penais de Porto Velho (RO) serão deslocados nesta quarta-feira (15) para Mossoró (RN), município que tem um presídio federal.

Nas redes sociais, a governadora Fátima Bezerra disse que todo o efetivo estadual atua, desde a madrugada, para conter os ataques e prender os envolvidos.

– Vamos trabalhar juntos, Governo Estadual e Federal, para garantir a segurança da população do Rio Grande do Norte. Os criminosos estão sendo localizados e presos para prestar contas à justiça. Não cederemos um milímetro e para restabelecer a paz e a ordem no estado.

TRANSFERÊNCIA DE PRESO
O ministério informou que um preso foi transferido da penitenciária de Alcaçuz para o presídio federal, administrado pela Secretaria Nacional de Políticas Penais. O preso é acusado de liderar uma facção criminosa e, conforme as investigações, seria um dos mandantes dos ataques ocorridos em Natal e Mossoró.

– Novas inclusões no Sistema Penitenciário Federal (SPF) estão sendo analisadas pelas autoridades competentes e poderão ocorrer a qualquer momento – diz nota divulgada pela pasta.

ATAQUES
Os ataques ocorreram entre meia-noite e 2h desta terça-feira em 14 cidades do Rio Grande do Norte. Os criminosos atiraram e incendiaram prédios públicos, estabelecimentos comerciais e veículos em 14 cidades do estado. Uma pessoa morreu e nove foram presas, segundo informações divulgadas pelo ministério.

Para autoridades estaduais, os ataques são uma retaliação a ações repressivas do governo ao crime organizado, que resultaram em prisões de criminosos nas últimas semanas.

* Com informações da Agência Brasil

Leia também1 Dino: Governo está elaborando PL para regulamentar as redes
2 DF: Lula participa da entrega de Ordem de Mérito a Pacheco
3 Juscelino dá cargo nos Correios para apadrinhado de aliado
4 Dino quer que PF abra inquérito sobre joias enviadas a Bolsonaro
5 Dino diz que Lula não é obrigado a seguir lista tríplice para PGR

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.