Leia também:
X Ex-modelo é encontrada morta e com o corpo carbonizado

Dinheiro “esquecido”: Lula tem quantia a receber, Bolsonaro não

De acordo com o Banco Central, cerca de 38 milhões de pessoas tem valores disponíveis

Paulo Moura - 01/03/2023 10h39 | atualizado em 01/03/2023 11h44

Presidente Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro Foto: EFE/EPA/Mohammed Badra | Alan Santos/PR

De acordo com dados do Banco Central (BC), 38 milhões de cidadãos possuem alguma quantia “esquecida” em instituições financeiras, e um dos integrantes desse grupo é o próprio presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A informação pode ser consultada publicamente no Sistema de Valores a Receber (SVR), onde é possível saber quem possui algum valor disponível.

Na consulta que pode ser feita atualmente no SVR, não é possível saber qual é a quantia exata que uma pessoa ou empresa “esqueceu”, mas o sistema informa quem tem algo para receber. Ao informar os dados de Lula, o sistema retorna a informação de que ele tem valores disponíveis. Já o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por exemplo, não possui qualquer quantia esquecida.

Entre os outros ex-presidentes que possuem valores a receber estão José Sarney, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer. Já a ex-presidente Dilma Rousseff não possui qualquer quantia. Itamar Franco e Tancredo Neves, já falecidos, também não possuem valores a receber.

SISTEMA PARA CONSULTA VOLTA APÓS QUASE UM ANO
O Sistema de Valores a Receber (SVR) será reaberto em 7 de março, mas desde esta terça-feira (28), os cidadãos podem consultar se têm recursos “esquecidos” em instituições financeiras, informou o Banco Central (BC).

A reabertura da consulta ocorreu às 10 horas (de Brasília) desta terça. A busca pelos valores estava parada desde abril de 2022.

Segundo o BC, a segunda fase de acesso ao sistema pode liberar até R$ 6 bilhões na economia para 38 milhões de CPFs e 2 milhões de CNPJs. A nova fase também trará novidades, como a criação de uma sala de espera virtual e consulta de valores de pessoa falecida, com acesso para herdeiros e testamentários.

Em relação ao tipo de recurso, a autarquia informa que, nesta fase, poderão ser recuperados valores referentes a contas de pagamento pré ou pós-pagas encerradas com saldo disponível, contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras encerradas com saldo disponível, assim como outros recursos disponíveis nas instituições para devolução.

Além disso, também poderão ser requisitados, como na primeira etapa do SVR, recursos referentes a contas corrente ou poupança encerradas com saldo disponível, cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito; recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados, tarifas cobradas indevidamente e parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas.

Com a inclusão de todos os tipos de valores previstos na regra do SVR, o BC espera ampliar a possibilidade e o montante a ser recebido pela sociedade. O órgão alerta para golpes e reforça que o único site onde será possível fazer a consulta e saber como solicitar a devolução dos valores para pessoas jurídicas ou físicas, incluindo falecidas, é: https://valoresareceber.bcb.gov.br.

Leia também1 Pai de ministro do governo Lula é réu por assassinato de agiota
2 Colômbia: Campanha de aliado de Lula é alvo de investigação
3 Ativista Greta Thunberg é detida durante protesto na Noruega
4 Jessé Aguiar confirma: "Não faço mais parte da indústria gospel"
5 Jessé Aguiar rompe com a Todah Music: "Distrato amigável"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.