Leia também:
X Diego Hypolito rebate críticas por tirar foto com Bolsonaro

Dilma Rousseff ainda tenta anular impeachment no STF

Supremo analisa pedido de recurso da petista

Camille Dornelles - 21/11/2019 11h56

Ex-presidente Dilma Rousseff Foto: Reprodução

A ex-presidente Dilma Rousseff enviou um recurso para o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a anulação de seu impeachment, ocorrido em 2016. O pedido será analisado nesta sext-afeira (22) pela Corte em plenário virtual.

Dilma, defendida no caso por seu ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, acumula derrotas no tribunal. Na fase atual, ela aguarda o julgamento de embargos de declaração com efeitos infringentes, um tipo de contestação em que pede explicações adicionais sobre decisão anterior e requer novo julgamento.

Para a petista, embora seja impossível que uma eventual invalidação do impeachment a leve de volta ao cargo, o reconhecimento de que o processo foi fraudulento ajudaria a “restabelecer a verdade” sobre o que ela vê como “golpe parlamentar justificado por uma retórica manca”.

No dia 12 deste mês, os advogados dela reivindicaram a transferência do caso para o plenário físico, sob o argumento de que se trata de mandado de segurança impetrado por uma ex-presidente e que o tema é de notável relevância.

Esse formato daria aos defensores a chance de fazer sustentação oral no tribunal. Moraes, relator da ação, rejeitou o pedido e disse que “o julgamento em ambiente virtual não prejudica a discussão”.

O recurso em debate entrou na corte em dezembro de 2018, dias depois que o relator negou a demanda original de Dilma. Segundo ela, o então presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, agiu por vingança, depois que o PT se negou a fazer um acordo para barrar a cassação do mandato dele na Comissão de Ética.

*Folhapress

Leia também1 Esquerda caviar: Dilma viaja o mundo de primeira classe
2 Justiça autoriza quebra de sigilos de ex-ministro de Lula
3 Kirchner e Alberto Fernández celebram soltura de Lula

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.