DF: CPI dos atos convoca General Heleno e Oswaldo Eustáquio
Comissão na Câmara Legislativa do DF apura o 8 de janeiro
Thamirys Andrade - 15/03/2023 15h37 | atualizado em 15/03/2023 16h43

Em sessão nesta quarta-feira (15), os deputados da Câmara Legislativa do Distrito Federal (DF) aprovaram a convocação do general Augusto Heleno e do jornalista Oswaldo Eustáquio para depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos atos de 8 de janeiro.
A solicitação partiu do deputado distrital Fábio Felix (PSOL). Como justificativa, ele afirma que “ao que tudo indica, os atos antidemocráticos foram previamente arquitetados (…) com vistas a alterar o resultado das eleições presidenciais” e pontuou que Heleno era chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional).
Em relação a Eustáquio, Felix apontou que o jornalista é alvo do inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF), suspeito de incentivar atos antidemocráticos. Embora os pedidos tenham sido aprovados, ainda não há data para que os depoimentos ocorram.
De acordo com o portal Metrópoles, outros nomes também foram convocados, como o do tenente-coronel Paulo Jorge Fernandes, do general Carlos José Russo Assumpção, além dos suspeitos de financiar os atos Rubem Abdalla, Alexandro Lermen e Diego Albs.
Leia também1 Lula almoça com comando da Marinha e busca aproximação
2 Roberto Jefferson diz estar subnutrido e já perdeu 15 quilos
3 Lula diz que a sociedade "está precisando de mais Estado"
4 Bia Kicis presidirá comissão que fiscaliza gastos do governo
5 PT vai comandar a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara