Leia também:
X Bebê Testemunha de Jeová continua internado na UTI

Dez ministros do STF votam para limitar foro privilegiado

Julgamento foi interrompido e volta nesta quinta com a decisão do ministro Gilmar Mendes

Henrique Gimenes - 02/05/2018 18h40 | atualizado em 02/05/2018 18h56

Falta ainda o voto do ministro Gilmar Mendes Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) retomou, nesta quarta-feira (2), o julgamento que pode restringir o foro privilegiado para políticos. Pelo placar de 10 a 0, a maioria dos ministros do STF votou a favor da proposta de restrição. O julgamento, no entanto, foi interrompido e deve ser retomado nesta quinta-feira (3).

A análise já havia começado em novembro do ano passado. Na ocasião, a maioria dos ministros já havia votado a favor da proposta, mas o ministro Dias Toffoli pediu vista para ter mais tempo de analisar o caso. O placar, na ocasião, estava em oito votos pela limitação.

Com a medida, o Supremo só iria analisar casos criminais de ministros e parlamentares que tivessem ocorrido durante exercício do mandato. Crimes que tivessem sido praticados antes do político tomar posse seriam julgados por instâncias mais baixas. A proposta é do ministro Luís Roberto Barroso, e apresentada no início deste ano.

Votaram pela proposta, além do relator, os ministros Marco Aurélio Mello, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Edson Fachin, Luiz Fux e Celso de Mello. O ministro Alexandre de Moraes, primeiro a pedir vista em julho do ano passado, também votou a favor da medida, mas, para ele, políticos deveriam ser julgado pelo Supremo apenas por crimes cometidos durante o mandato, no entanto, a medida também valeria para crimes comuns.

Nesta quarta, o ministro Dias Toffoli apresentou seu voto e optou por seguir o mesmo modelo apresentado por Alexandre de Moraes. O ministro Ricardo Lewandowski também foi outro que votou na mesma linha. Falta somente o voto do ministro Gilmar Mendes.

O fim do foro privilegiado também é discutido no Congresso. Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de autoria do senador Álvaro Dias (Pode-PR) foi aprovada no plenário do Senado no ano passado. A medida acabaria com o foro para todos os políticos, exceto para o presidente da República, para o vice-presidente e para os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado.

A PEC já foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, mas precisa ainda passar por uma comissão especial da Casa que ainda não teve nenhum integrante indicado.

Leia também1 Toffoli poderá retirar processo de Lula das mãos de Moro
2 PGR denuncia ministro da Agricultura por corrupção

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.