Leia também:
X Otoni reage ao STF: ‘A ditadura da toga quer nos intimidar’

Dez ex-ministros pedem rejeição da “aventura” de Bolsonaro contra o STF

Um manifesto foi enviado ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco

Pleno.News - 21/08/2021 11h30 | atualizado em 21/08/2021 11h42

Presidente Jair Bolsonaro apresentou pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes Foto: PR/Isac Nóbrega

Dez ex-ministros da Justiça dos governos Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Lula (PT), Dilma Roussef (PT) e Michel Temer (MDB) enviaram um manifesto ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), defendendo que ele rejeite o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Eles afirmam que não há sinal de crime de responsabilidade que justifique a abertura de um processo para destituição de Moraes do cargo e apontam a ‘inépcia’ da ação de Bolsonaro.

– Eventual seguimento do processo surtirá efeitos nocivos à estabilidade democrática, de vez que indicará a prevalência de retaliação a membro de nossa Corte Suprema gerando imensa insegurança no espírito de nossa sociedade e negativa repercussão internacional da imagem do Brasil – diz um trecho do documento.

Os ex-ministros classificam o pedido de impeachment como “mero capricho” do presidente e alertam para o risco do Senado Federal se transformar em um “instrumento de perseguição pessoal” de Bolsonaro caso aceite o pedido.

– Em face da evidente atipicidade da conduta e da tentativa de se instrumentalizar esta Casa do Legislativo, para tumultuar o regime democrático, é imperioso dar de plano fim a esta aventura jurídico-política – seguem os ex-ministros.

Assinam o texto Miguel Reale Jr., Jose Gregori, Aloysio Nunes, Celso Amorim, Jacques Wagner, José Eduardo Martins Cardoso, José Carlos Dias, Tarso Genro, Eugenio Aragão e Raul Jungmann.

*AE

Leia também1 Bolsonaro cita crimes de responsabilidade para 'queda' de Moraes
2 Pacheco: 'Não antevejo critérios para impeachment de ministro'
3 Otoni reage ao STF: 'A ditadura da toga quer nos intimidar'
4 Bolsonaro pedirá afastamento de Barroso 'nos próximos dias'
5 Davi Alcolumbre 'congela' sabatina de André Mendonça

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.