Leia também:
X Justiça do DF inicia audiências de custódia de presos por atos

Detidos por atos são vacinados contra Covid-19 em presídios

Força-tarefa foi montada para fazer exames e vacinar os detidos contra doenças como a Covid-19, nos casos em que houve necessidade

Pleno.News - 12/01/2023 10h23 | atualizado em 12/01/2023 11h04

Complexo da Papuda, para onde diversos presos foram levados Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Os presos por suposto envolvimento nos atos de invasão e depredação de prédios públicos na Praça dos Três Poderes, em Brasília, no último domingo (8), começaram a ser levados para as celas. De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, o processo de triagem dos acusados incluiu até vacinação contra doenças como a Covid-19.

Tanto os homens enviados para o Centro de Detenção Provisória da Papuda quanto as mulheres encaminhadas para a mesma estrutura na Penitenciária Feminina do DF, conhecida como Colmeia, receberam, ao chegar aos presídios, um colchão enrolado para dormir, um uniforme e um kit de higiene. No caso das mulheres, havia, ainda, absorventes.

As celas têm tamanhos diferentes. Por isso, cada uma delas recebeu um número diferente de detentos. As camas são de concreto, sem qualquer tipo de artefato que possa ser retirado. Os presos estão separados dos demais detentos. Dentro da cadeia, nada de acesso a celular. Todos foram recolhidos.

Ao chegar à prisão, os detidos passaram por um processo de triagem médica. Uma força-tarefa foi montada para fazer exames nos detidos, vaciná-los contra doenças como a Covid-19, nos casos em que houver necessidade, e tomar nota daqueles que têm algum tipo de comorbidade ou tomam algum medicamento regulado. Todos terão direito a tomar “banho de sol” uma vez por dia.

A próxima fase da detenção é a tomada de audiências com cada detento. Esse trabalho será feito de forma virtual, reunindo, em cada sessão, um juiz, um promotor, um advogado de defesa e o acusado. Em nota, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Corregedoria de Justiça, informou nesta quarta-feira (11) que 1.418 pessoas foram encaminhadas para o sistema prisional.

*AE

Leia também1 Justiça do DF inicia audiências de custódia de presos por atos
2 Nikolas vai ao STF contra Flávio Dino por "omissão intencional"
3 Por 9 a 2, STF mantém Ibaneis afastado do governo do DF
4 Nikolas Ferreira expõe apoio de Dino a ato que destruiu Brasília em 2017
5 Costa sobre privatizar o Porto de Santos: "Lula quer investimento"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.