Leia também:
X TRE do RJ impede aliados de usar sobrenome Bolsonaro nas urnas

Desde 2018, registro de armas por CACs cresce e supera 1 milhão

Período corresponde ao tempo de governo do presidente Jair Bolsonaro

Pleno.News - 31/08/2022 20h47 | atualizado em 01/09/2022 11h32

Número de armas registradas por CACs cresce 287% desde 2018 e ultrapassa 1 milhão Foto: Pixabay

A quantidade de armas registradas por caçadores, atiradores e colecionadores, que compõem o grupo de CACs, quase triplicou desde dezembro de 2018 e ultrapassou, em julho deste ano, a marca de 1 milhão. Os dados são dos institutos Igarapé e Sou da Paz, e foram divulgados inicialmente pelo portal G1 nesta quarta-feira (31).

Os números foram obtidos junto ao Exército via Lei de Acesso à Informação.

De acordo com o levantamento, o acervo de armamentos registrados no Sistema Nacional de Armas da Polícia Federal (Sinarm/PF), em posse dos CACs no Brasil, subiu de 350.683 para 1.006.725, entre dezembro de 2018 e julho deste ano, o equivalente a um aumento de 287%.

O período citado corresponde ao tempo de governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), defensor declarado da liberação do porte de armas para a população. Desde novembro de 2021 foram mais de 200 mil armas registradas.

Em nota sobre o levantamento, os institutos Sou da Paz e Igarapé atribuem o aumento do acervo à gestão do atual presidente, que tenta a reeleição.

– Este crescimento descontrolado começa em 2017, com a concessão do porte de trânsito, mas se intensifica a partir dos novos privilégios concedidos à categoria em 2019 por Bolsonaro, através de decretos que estão sendo questionados no STF (Supremo Tribunal Federal) – informa a nota.

Para as entidades, o aumento de armas nas mãos de CACs preocupam pelo volume, pelo tipo de arma que a categoria tem acesso, como fuzis, por exemplo, e também pela suposta pouca transparência das informações, o que poderia levar a um “aumento da infiltração do crime organizado”, como Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV).

Recentemente, um integrante do PCC conseguiu o certificado para ser CAC e teve acesso a sete armas – sendo uma delas, um fuzil – de forma ilegal. No mês passado, o Exército cancelou o certificado que foi obtido por meio da apresentação de documentos falsos à força militar.

O Exército permite um limite de registro de 30 armas de fogo de calibre restrito para atiradores, 15 para caçadores e dispensa limites para colecionadores. As mais de 1 milhão de armas registradas no Exército estão nas mãos de 673.818 mil CACs, segundo o levantamento.

O número de CACs já é maior que os 406 mil policiais militares da ativa no Brasil e 360 mil homens das Forças Armadas.

– Há falhas reconhecidas pelo próprio Exército que não consegue detalhar as armas que registra, há pouca fiscalização, queda no orçamento e pessoal destinado à fiscalização – dizem também as entidades.

*AE

Leia também1 TRE do RJ impede aliados de usar sobrenome Bolsonaro nas urnas
2 Homem finge jogar objeto em Bolsonaro, e presidente desvia
3 Bolsonaro critica Lula no Paraná: "Não vai voltar à cena do crime"
4 "Masculinidade de Bolsonaro" é tema em filme de irmão de Huck
5 Karina Bacchi dá presente para Michelle em chá de mulheres

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.