Leia também:
X Oposição cresce nas redes em meio ao PL das Fake News

Descontente com ministro, Lula assumirá coordenação política

Após derrotas na Câmara, presidente vê problemas na articulação de Alexandre Padilha com Congresso

Pleno.News - 05/05/2023 12h07 | atualizado em 05/05/2023 13h53

Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu assumir a coordenação política de seu próprio governo após sentir-se insatisfeito com a atuação do ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT). Um dos fatores fundamentais para o petista optar por essa decisão foi a derrota do governo na Câmara dos Deputados no que diz respeito ao marco do saneamento.

De acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo, o presidente irá se reunir com lideranças do MDB, PSD, União Brasil e PSB para reivindicar que seus parlamentares sejam fiéis ao governo nas votações.

Em todas legendas em questão houve congressistas dissidentes que votaram para derrubar as alterações feitas pelo governo no marco do saneamento. No União Brasil, o cenário é ainda menos favorável para Lula. O partido tem três ministérios, mas contrariou o governo de forma unânime na votação.

Entre os nomes que se encontrarão com Lula esta semana estão Baleia Rossi (MDB-SP), Gilberto Kassab (PSD-SP), Luciano Bivar (União Brasil-PE) e Carlos Siqueira (PSB-PE).

PADILHA
Em evento promovido por Padilha nesta quinta-feira (4), o presidente não disfarçou a insatisfação com o trabalho do ministro. Sentado ao seu lado, ele reclamou indiretamente sobre os problemas de articulação do Planalto com o Parlamento.

Por outro lado, Lula exaltou a atuação de Padilha ao montar o Conselhão. O chefe do Executivo afirmou esperar que o ministro demonstre a mesma capacidade no Congresso.

Esse tema, inclusive, foi abordado por Arthur Lira (PP-AL) em entrevista para a GloboNews no mês passado. Na ocasião, o presidente da Câmara dos Deputados disse que o governo precisa melhorar sua “engrenagem política” e fazer as coisas andarem, consolidando uma base de apoio na Casa Legislativa.

Outra das bandeiras defendidas pelo governo que corre risco de sofrer derrota na Câmara, por exemplo, é a do PL das Fake News, que sofre por falta de apoio na Casa. A votação do projeto deveria ter ocorrido nesta semana, mas acabou adiada.

Leia também1 Lula desembarca em Londres para coroação do rei Charles III
2 Após derrotas, Lula libera R$ 3 bilhões para parlamentares
3 Barroso manda apuração contra Rui Costa para a Justiça Federal
4 Michelle Bolsonaro ironiza post do governo com Zé Gotinha
5 Moraes e Mendonça trocam farpas durante julgamento

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.