Leia também:
X Adrilles sobre atos da esquerda: Aglomerar contra a aglomeração

“Desconheço gabinete paralelo”, diz Dra. Nise Yamaguchi à CPI

Médica imunologista responde à bateria de perguntas do relator Renan Calheiros

Pleno.News - 01/06/2021 12h30 | atualizado em 01/06/2021 13h44

Dra. Nise no Senado Federal durante CPI da Covid Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 nesta terça-feira (1°), a médica oncologista Nise Yamaguchi negou a existência de um “ministério paralelo” ao da Saúde, que supostamente aconselha o presidente Jair Bolsonaro em questões referentes ao enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Nise afirmou ser uma “colaboradora eventual” que participava junto com os ministros de Saúde de comissões técnicas, reuniões governamentais e reuniões específicas com setores do Ministério da Saúde.

– Faço questão de trabalhar com as regulamentações, inclusive com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), com o Parlamento; sempre contribuí com todos – afirmou a médica.

Na primeira bateria de perguntas feitas pelo relator Renan Calheiros (MDB-AL), a Dra. Nise foi inquirida sobre sua defesa da “imunidade de rebanho” como um estratégia de enfrentamento da pandemia da Covid-19 no país.

A médica continuou sua defesa do método, mas afirmou que existe uma interpretação errada de que a imunidade seria alcançada com a infecção de pessoas, em vez de por meio da vacinação.

A médica também defendeu que a discussão da imunidade de rebanho era “pertinente” na época, mas que não era possível prever “tantas interfaces tão complexas” da mutações que ocorreram no vírus da Covid-19.

Nise também negou ter comentado com o presidente da República sobre a imunidade de rebanho, afirmando ter tido poucos encontros com o mandatário.

*Estadão

Leia também1 China registra 1º caso de gripe aviária H10N3 em humanos
2 Após revisão, Peru tem a maior taxa de mortalidade por Covid
3 PSOL aciona PGR após Bolsonaro chamar Randolfe de 'saltitante'
4 Rosa Weber será relatora da ação de governadores contra CPI
5 CPI: Randolfe se revolta e pede convocação do presidente da CBF

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.