Leia também:
X Barroso: Impeachment de Dilma foi por falta de apoio político

Deputados querem inserir Olavo de Carvalho no Livro dos Heróis

Parlamentares do PSL apresentaram projeto de lei para que o nome do filósofo conste em obra que registra personagens importantes da história nacional

Paulo Moura - 03/02/2022 12h04 | atualizado em 03/02/2022 12h24

Olavo de Carvalho Foto: Reprodução / Youtube

Dois projetos de lei em tramitação na Câmara dos Deputados têm como objetivo inserir o nome do escritor e filósofo Olavo de Carvalho, que morreu no último dia 24 de janeiro, no chamado Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, simbólico memorial que homenageia personagens com papel fundamental na construção do país. As propostas foram apresentadas nesta quarta-feira (2).

O PL 90/2022 é de autoria dos parlamentares Carla Zambelli (PSL/SP), Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL/SP), Carlos Jordy (PSL/RJ), Junio Amaral (PSL/MG), Filipe Barros (PSL/PR), Coronel Tadeu (PSL/SP), Major Fabiana (PSL/RJ), Sanderson (PSL/RS) e Daniel Silveira (PSL/RJ), enquanto o PL 95/2022 tem como autora a deputada Bia Kicis (PSL-DF).

No projeto de lei apresentado pelo grupo de deputados da bancada pesselista, os parlamentares justificaram o pedido declarando que Olavo de Carvalho foi “professor de gerações de brasileiros” e que “sua obra despertou o interesse pela liberdade e por valores conservadores”.

– Atualmente são milhares de seguidores e milhões de admiradores de seus ensinamentos e suas posições pró-liberdade. A defesa intransigente da liberdade, a valorização da busca pelo conhecimento e sua postura de participação cívica o tornam merecedor desta homenagem – afirmam os deputados na justificativa do projeto.

A deputada Bia Kicis, por sua vez, enumerou uma série de obras produzidas pelo filósofo e destacou que Olavo foi reconhecido, por quem conviveu com ele, “como [um] homem de temperamento equilibrado e calmo, mesmo nas situações mais difíceis, e como alma generosa, capaz de levar às últimas consequências, mesmo em prejuízo próprio, o dom de amar, socorrer e perdoar”.

O QUE É O LIVRO DOS HERÓIS

Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria Foto: Agência Brasília/Pedro Ventura

O chamado Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria é um grande livro de aço no qual constam os nomes de personagens considerados fundamentais para a construção da história brasileira. O livro existe desde 7 de setembro de 1989 e tem valor simbólico na preservação da memória nacional.

Localizada no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília, a obra recebe novos nomes gravados em suas laudas de metal após a aprovação no Congresso e a posterior sanção presidencial de um projeto de lei solicitando a homenagem.

Leia também1 STF alcança maioria por plano contra "letalidade policial" no RJ
2 Joe Biden anuncia execução do líder do Estado Islâmico na Síria
3 Após separação, Gabriel Medina cita texto da Bíblia sobre amor
4 YouTube removeu 233 vídeos de canais de direita em 2021
5 Justiça arquiva inquérito sobre tuítes que zombaram de facada

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.