Leia também:
X Vídeo mostra “onda de lama” após barragem se romper

Deputados federais tomam posse na Câmara em Brasília

Nova composição da Casa apresenta 52% de renovação e integrantes de 30 partidos

Henrique Gimenes - 01/02/2019 14h56 | atualizado em 01/02/2019 18h31

Nesta sexta-feira (1º), os 513 deputados eleitos em outubro de 2018 tomaram posse na Câmara, em Brasília. Entre parlamentares estreantes e antigos, a nova composição da Casa apresenta 52% de renovação e integrantes de 30 partidos.

A sessão de posse foi conduzida pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que tentará a reeleição nesta sexta. Os novos deputados fizeram o juramento da casa e foram chamados pelo nome. “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”, jurou cada parlamentar.

O único deputado que não compareceu à cerimônia foi Marcelo Álvaro Antônio (PSL-MG), que exerce o cargo de ministro do Turismo. Ele tem um prazo de 30 dias para tomar posse, podendo ser prorrogado. Somente após assumir é que seu suplente pode ser convocado.

No final da tarde, ocorrerá a eleição para a Presidência da Casa. Além de Rodrigo Maia, entrarão na disputa os deputados Fábio Ramalho (MDB-MG), JHC (PSB-AL), Marcel van Hattem (Novo-RS) e Marcelo Freixo (PSOL-RJ). O deputado General Peternelli (PSL-SP) também anunciou candidatura ao posto de presidente da Casa. A eleição também irá definir os membros da Mesa Diretora.

ESTADOS
Além dos deputados federais, os deputados estaduais também foram empossados nesta sexta.

No Rio de Janeiro, a sessão foi presidida pelo deputado André Ceciliano (PT), presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

Leia também1 Deputados e senadores tomam posse nesta sexta-feira
2 Deputados Alexandre Frota e Túlio Gadêlha selam a paz

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.