Leia também:
X STF e Câmara julgam prisão de Daniel Silveira nesta quarta

Deputados denunciam ‘abuso’ e ‘ilegalidade’ na prisão de Silveira

Parlamentares afirmaram que não há justificativa para ato que resultou na detenção do parlamentar

Paulo Moura - 17/02/2021 08h25 | atualizado em 17/02/2021 12h35

Deputado federal Daniel Silveira Foto: Câmara dos Deputados/Maryanna Oliveira

Após a prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), diversos políticos se manifestaram a respeito da decisão. O deputado Filipe Barros (PSL-PR), por exemplo, chamou a prisão de “abuso de autoridade”.

– Não há flagrante. Não há crime inafiançável. Ele é parlamentar e, portanto, tem imunidade pelas suas palavras. Mais um abuso de autoridade cometido pelo Alexandre de Moraes. Faremos de tudo para impedir que mais essa ilegalidade e arbitrariedade permaneçam – escreveu ele em sua conta no Twitter.

Outra a denunciar a falta de um flagrante para a prisão de Silveira foi a deputada Carla Zambelli (PSL-SP). Nas redes, a parlamentar elogiou o posicionamento do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que declarou que conduzirá o fato com “serenidade e consciência”.

– Se houve um mandado, não houve flagrante. Se há flagrante, não há necessidade de mandado. Que bom termos um Presidente da Câmara sereno e firme! Plenário é soberano. Fique firme, Daniel Silveira, estamos com você – afirmou Zambelli.

O deputado estadual Gil Diniz (PSL-SP) também se manifestou a respeito da prisão. Em uma publicação nas redes, o parlamentar declarou apoio a Silveira e chamou o ato de Moraes de “decisão asquerosa”. Diniz também acusou o ministro de “causar instabilidade no país”.

– Todo meu apoio ao Deputado Federal Daniel Silveira! Decisão asquerosa de Alexandre de Moraes! O que esse Ministro está tentando causar instabilidade no país. O Senado Federal precisa se posicionar contra esse ataque ao parlamentar e a todo congresso! – protestou Diniz.

O deputado federal Carlos Jordy (PSL-RJ), por sua vez, chamou o ministro Alexandre de Moraes de “vagabundo” após ele determinar a prisão do também deputado Daniel Silveira (PSL-RJ).

– Acabei de falar com o deputado Daniel Silveira e fiquei sabendo que sua prisão foi ordenada pelo vagabundo do Alexandre de Moraes por ele ter feito uma live criticando o ministro Fachin. Não iremos recuar! Espero que o presidente (da Câmara) Arthur Lira aja com postura contra esses ditadores – postou Jordy em suas redes sociais.

Leia também1 STF e Câmara julgam prisão de Daniel Silveira nesta quarta
2 Daniel Silveira após ser preso: “Motivo de orgulho”
3 Em novo vídeo, Daniel Silveira desafia Alexandre de Moraes
4 Carlos Jordy chama Alexandre de Moraes de “vagabundo”
5 Confira a íntegra da decisão que mandou prender Daniel Silveira

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.