Leia também:
X Justiça aponta registro de 1.637 ocorrências de crimes eleitorais

Deputados criticam TSE: “Não funciona e quer que confiemos”

Gil Diniz, Eduardo Bolsonaro, Major Vitor Hugo e Marco Feliciano se manifestaram por meio de redes sociais

Ana Luiza Menezes - 15/11/2020 20h00 | atualizado em 15/11/2020 22h33

Parlamentares usaram as redes sociais para expressar indignação com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por conta do atraso na divulgação dos votos. Por meio de nota, divulgada na noite deste domingo (15), o TSE admitiu que uma lentidão na totalização de votos nas eleições municipais provocava demora na divulgação dos resultados.

O deputado estadual Gil Diniz (PSL-SP) protestou contra o mau funcionamento do aplicativo e-Título. Ele listou fatores que geram dúvidas quanto ao processo de apuração.

– O TSE não consegue garantir que a m**** de um aplicativo funcione corretamente num domingo de eleição, sofreu invasões no dia da votação e quer que confiemos não lisura desse processo? – declarou Gil.

Quem também se pronunciou foi o deputado federal Major Vitor Hugo (PSL-GO). Ele defendeu o voto impresso.

– E-título e site do TSE travaram… hackers agindo livremente… nenhum sistema é plenamente confiável… por isso, o voto impresso se impõe – escreveu.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) informou que protocolou um projeto de lei que pede mais segurança eleitoral.

– Protocolei o PL 5162: mais segurança eleitoral. O projeto define que o TSE só apure e divulgue resultados com 100% das urnas dos país fechadas e boletins de urna enviados por todos estados. Também combate fraude e proíbe voto à distância, digital ou carta – disse.

Marco Feliciano (PSC-SP) foi outro deputado que criticou a demora dos resultados. Ele questionou se a dificuldade na apuração beneficiariam alguém. O parlamentar também demonstrou ser a favor do fim do voto eletrônico.

– Mas afinal, o que está acontecendo em São Paulo? Será que travaram toda a apuração para beneficiar alguém? Um amigo me disse: ‘para que votos se eles têm as urnas eletrônicas?’. Depois do que ocorre na eleição em São Paulo a volta da eleição manual é medida q se impõe! A legitimidade dos eleitos para governar vem da crença do povo que os resultados das eleições refletem suas escolhas. Sem essa crença o sistema democrático vem abaixo – disse.

Leia também1 TSE diz que não há problema na apuração, mas em divulgação
2 Justiça aponta registro de 1.637 ocorrências de crimes eleitorais
3 Boca de urna SP: Russomano e Mamãe Falei empatam com 8%
4 Boca de urna RJ: Paes tem 39%; Crivella, 20% e Benedita 14%
5 Mais de 350 urnas foram substituídas no Rio de Janeiro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.