Leia também:
X Deltan critica Dias Toffoli por suspender busca contra Serra

Deputados criticam STF por proibir operações em favelas

Major Fabiana e Carlos Jordy falaram sobre decisão do Supremo que proibiu operações policiais em comunidades

Pleno.News - 21/07/2020 18h00 | atualizado em 21/07/2020 21h28

Presidente do STF, ministro Dias Toffoli Foto: STF/Rosinei Coutinho

Nesta terça-feira (21), os deputados federais Major Fabiana (PSL-RJ) e Carlos Jordy (PSL-RJ) criticaram uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de proibir operações policiais em favelas do Rio de Janeiro durante a pandemia de coronavírus.

Ao comentar a medida, a deputada Major Fabiana criticou a decisão do presidente do Supremo, ministro Dias Toffoli, que manteve a suspensão das ações.

Segundo o ministro Toffoli, é importante que se mantenha a suspensão das operações policiais “por risco à saúde pública” (…) Haverá responsabilidade de sangue – escreveu.

Toffoli negou um pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) para rever a decisão do ministro Edson Fachin que proibiu as ações policiais durante a pandemia.

Na determinação de Fachin, do dia 5 de junho, o ministro impôs que as operações policiais em favelas ocorram em “casos absolutamente excepcionais” e previamente justificados. Fachin também determinou que os agentes tomassem o cuidado para não expor a população, os serviços públicos de saúde e nem ações de ajuda humanitária a riscos.

Dias Toffoli justificou a negativa ao governo afirmando que não iria avaliar a decisão de Fachin de maneira individual por o plenário está julgando o caso virtualmente. Em sua decisão, Toffoli também lembrou que o julgamento do caso já acontece virtualmente e que deve se encerrar em agosto. O presidente disse que “a fim de evitar sobreposição à deliberação do colegiado”, entende que o melhor é “que se aguarde a conclusão do julgamento em questão”.

BAILES LOTADOS
Em meio à pandemia de Covid-19, bailes funks continuam reunindo aglomerações nas comunidades cariocas. Desta vez, a festa aconteceu na Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio. Imagens feitas por volta das 6h da manhã desta segunda-feira (20) ainda mostravam grande movimento no local.

O registro foi feito pelo noticiário Bom Dia Rio, da TV Globo. Nas imagens captadas por helicóptero, ninguém usava máscara de proteção e muito menos mantinha distanciamento. Também não havia fiscalização.

Leia também1 Bailes funk no Rio reúnem aglomeração e criminosos
2 Toffoli mantém suspensão de ações da PM em favelas do RJ
3 STF: Jefferson faz ataques homofóbicos a ministros
4 Dias Toffoli suspende busca e apreensão contra José Serra
5 STF pode derrubar decisão de Toffoli sobre a Lava Jato

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.