Deputado vai denunciar governo Lula por dados da Covid-19
André Fernandes fala sobre ADPF 690 de 2020 que versa sobre a divulgação das informações sobre o novo coronavírus
Leiliane Lopes - 22/02/2023 15h41 | atualizado em 22/02/2023 18h48

O deputado André Fernandes (PL-CE) anunciou que irá mover uma ação junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o governo Lula. O motivo é a decisão do Ministério da Saúde de deixar de informar diariamente sobre a situação da Covid-19.
– Estarei acionando o STF contra o governo Lula que está descumprindo uma determinação do próprio STF – ADPF 690 de 2020 – que mandava o Ministério da Saúde divulgar os dados diários da Covid-19 no Brasil. Lula não respeita a Justiça? Vai responder na Justiça! – escreveu o parlamentar.
Na semana passada, a pasta liderada por Nísia Trindade, ex-presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), anunciou que, a partir do dia 7 de março os dados sobre o novo coronavírus serão divulgados semanalmente, não mais diariamente.
O Ministério da Saúde considerou algumas questões ao julgar que o novo formato se faz necessário, dentre elas, o fato de que somente nove estados atualizam os dados diariamente.
Ainda segundo a pasta, outros 18 estados não informam casos e óbitos pela doença nos finais de semana, e desses, três reportam as informações apenas uma vez por semana.
Leia também1 CPMI do 8 de janeiro já tem 146 assinaturas na Câmara
2 Homem morre em Goiânia após confundir "loló" com água
3 Lula quer controlar redes sociais; deputada alerta: 'Nítida censura'
4 Alerta! SP pode ter novas chuvas até o fim de semana
5 Criticada, Priscilla Alcantara rebate: “Escolho não me importar”