Leia também:
X Secom abre licitação de R$ 98 milhões para comunicação digital

Deputado reage à decisão de Moraes: “Quem manda é o STF”

Sargento Gonçalves chamou o ministro de "rei do Brasil"

Pleno.News - 16/07/2025 21h13 | atualizado em 17/07/2025 12h50

Sargento Gonçalves Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

Em reação à mais recente decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o deputado federal Sargento Gonçalves (PL-RN) expressou sua indignação em declaração feita no plenário da Câmara dos Deputados.

– Eu não sei pra que a gente está aqui votando, se é o STF que decide tudo – disse ele na noite desta quarta-feira (16).

A fala veio após o parlamentar tomar conhecimento de que Moraes decidiu manter a alta do IOF determinada por um decreto do governo Lula (PT).

O deputado ainda classificou Moraes como “rei do Brasil” e, em tom irônico, sugeriu fechar o Congresso Nacional, já que a vontade de um ministro do STF se torna maior que a decisão dos 513 deputados e 81 senadores.

Moraes determinou o restabelecimento do decreto do governo federal que eleva as alíquotas do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), contrariando uma decisão da Câmara dos Deputados que havia derrubado o aumento por ampla maioria: 383 votos contra e apenas 98 a favor da manutenção.

Moraes manteve a maior parte do decreto do governo que aumentou o IOF, mas suspendeu a cobrança sobre operações conhecidas como risco sacado, isso é, a forma de antecipação de pagamentos feita por empresas, comum no varejo. Antes do decreto, essa operação não sofria incidência do IOF.

Assista:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Pleno.News (@plenonews)

Leia também1 Não há desvio de finalidade no decreto do IOF, diz Moraes
2 Eduardo Bolsonaro revela que conversou com Tarcísio; vídeo
3 BBC admite erro em filme com filho de membro do Hamas
4 Parlamento de Portugal aprova pacote que restringe imigração
5 Tarifa de Trump deve gerar perda de R$ 19,2 bi no PIB do Brasil

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.