Leia também:
X Tiroteio interrompe serviços de trens no Rio de Janeiro

Deputado quer proibir uso de termo ‘não binário’ em certidões

Projeto de lei visa impedir que certidões de menores de 18 anos apresentem sexo diferente do masculino ou feminino

Paulo Moura - 02/02/2022 12h15 | atualizado em 02/02/2022 12h33

Certidão de nascimento no Rio de Janeiro com o gênero “não binarie” Foto: Divulgação/Defensoria Pública RJ

O deputado estadual Filippe Poubel (PSL), da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), protocolou um Projeto de Lei (PL) com o objetivo de proibir que cartórios fluminenses registrem menores de 18 anos com sexo diferente do masculino ou feminino. A proposta foi publicada na edição desta quarta-feira (2) do Diário Oficial do estado.

A proposição, que consta no PL 5293/2022, é uma reação do parlamentar à decisão recente da Defensoria Pública do Rio de Janeiro que, em parceria com a Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça, autorizou pessoas que não se identificam como homem ou mulher a alterar suas certidões de nascimento diretamente nos cartórios para “não binaries”.

De acordo com Poubel, o objetivo de seu projeto de lei é impedir a imposição do gênero não binário aos menores de idade que, segundo ele, ainda não possuem discernimento e amadurecimento necessários para tomada de decisão tão impactante em sua vida.

– Devemos assegurar o direito de crianças e adolescentes serem o que são e não pré-classificá-los em heterossexuais, homossexuais ou transexuais para adequá-los ao que se é aceito por parte da sociedade – justifica.

O deputado destaca também que o projeto de lei não cerceia o direito ao livre desenvolvimento da personalidade do indivíduo e sua identificação de gênero, apenas visa evitar que, segundo ele, “adultos, muitas das vezes influenciados por modismos, antecipem etapas do amadurecimento de uma criança”.

– Creio em Deus, e a ciência demonstra que existem apenas dois gêneros, masculino e feminino. A simples identificação da criança ou adolescente com o universo do sexo oposto não a classifica como apta para mudar o gênero, receber tratamento hormonal ou até mesmo sofrer uma intervenção cirúrgica irreversível – completa.

Leia também1 Médica que morreu em banheiro de pronto-socorro sofreu infarto
2 Criança atacada por tubarão em Noronha tem perna amputada
3 Covid: Mundo registra maior número de mortes em 9 meses
4 PF decide não indiciar Bolsonaro em inquérito sobre dados do TSE
5 'Com você até o fim', diz mãe de Tiago Abravanel após desabafo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.