Leia também:
X Porta dos Fundos retira vídeo do ar após denúncias de machismo

Deputado quer proibir o uso do “gênero neutro” no Brasil

Junio Amaral apresentou projeto contra o uso do “terceiro gênero” por parte de instituições de ensino e bancas examinadoras

Henrique Gimenes - 24/11/2020 16h15 | atualizado em 24/11/2020 16h17

Deputado Junio Amaral Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

Após um colégio do Rio de Janeiro decidir inovar e adotar o “terceiro gênero” dentro da instituição, o assunto “neutralização de gênero” da Língua Portuguesa ganhou destaque no país. Por causa, o deputado federal Junio Amaral (PSL-MG) apresentou um projeto de lei para proibir o uso do “gênero neutro” por parte de instituições de ensino e bancas examinadoras do Brasil.

Como justificativa para a proposta, Junio Amaral afirmou que a medida foi uma “resposta a tentativas isoladas de impor ao conjunto do todo nacional uma visão linguística que reconheceria no português um terceiro gênero, o neutro, ao lado dos gêneros masculino e feminino. A justificativa seria a inclusão de pessoas que não se identificam com nenhum dos dois gêneros ou, no caso do plural, para se referir a ambos de modo neutro”.

O deputado ressaltou que “essa é uma visão distorcida da realidade e que, no fundo,tem como objetivo principal provocar caos amplo e generalizado nos conceitos linguísticos para que, em se destruindo a língua,se destrua a memória e a capacidade crítica das pessoas”.

O parlamentar apontou ainda que a “língua e suas regras gramaticais amadureceram ao longo de séculos e continuam a evoluir, mas de modo lento e extensivamente refletido” e deixou claro que esse tipo de mudança poderia “corromper o liame comunicacional mais elementar de um povo: sua língua, o que faria jogar por terra todos os seus valores, identidade e história comum”.

A proposta foi compartilhada pela deputada federal Bia Kicis, que manifestou seu apoio.

 

Leia também1 Pais decidem se unir contra o "gênero neutro" em escolas
2 Alerj repudia ação do PSOL por 'ideologia de gênero' em escolas
3 Neutralização de Gênero: Doutor em Letras explica se faz sentido
4 Bolsonaro critica 'gênero neutro': “Aparelhamento na educação”
5 Colégio "inova" e adota terceiro gênero: "Querides alunes"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.