Leia também:
X Castro veta ‘Escola sem mordaça’ após pedidos de deputados

Deputado quer investigação de fala de Bolsonaro sobre Forças

Declaração do presidente de que "estão esticando a corda" foi um dos motivadores da ação

Pleno.News - 20/05/2021 18h08

Presidente Jair Bolsonaro Foto: Isac Nóbrega/PR

O deputado federal Elias Vaz (PSB-GO) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (20), que autorize a abertura de uma investigação sobre declarações dadas em março pelo presidente Jair Bolsonaro, quando defendeu o uso das Forças Armadas para a manutenção da liberdade na pandemia.

Na ocasião, em discurso aos apoiadores no Palácio do Planalto, Bolsonaro afirmou que ‘tiranos tolhem a liberdade das pessoas’, em referência a governadores e prefeitos que impuseram restrições à circulação de pessoas para frear o avanço do Coronavírus.

– Alguns tiranetes ou tiranos tolhem a liberdade de muitos de vocês. Pode ter certeza, o nosso Exército é o verde oliva e é vocês também. Contem com as Forças Armadas pela democracia e pela liberdade – disse.

– Estão esticando a corda, faço qualquer coisa pelo meu povo. Esse qualquer coisa é o que está na nossa Constituição, nossa democracia e nosso direito de ir e vir – prosseguiu.

No pedido, o deputado afirma que Bolsonaro incitou a ‘subversão da ordem política e social’ e a animosidade entre as Forças Armadas e governos locais.

– Está clara a intenção do presidente de incitar a população que está sofrendo com as restrições e imposições de regras de distanciamento social para se oporem as medidas, inclusive de forma violenta. Esse fato autorizaria, na visão caolha do presidente, a intervenção militar como instrumento de garantia – diz um trecho do pedido.

– Ao alardear o uso das Forças Armadas – que o chefe do executivo da União chama de forma pessoal como meu exército – para descumprir na força bruta as regras de distanciamento social impostas pelos governos estaduais e municipais, evidentemente que se está propagandeando a violação da ordem política por um processo violento – complementou.

A notícia-crime foi enviada depois que o deputado pediu ao Supremo que cobrasse esclarecimentos do presidente a respeito da fala. As informações prestadas por Bolsonaro foram compartilhadas com o parlamentar, por ordem do ministro Marco Aurélio Mello, e agora subsidiam o pedido de investigação.

*Estadão

Leia também1 Vídeo: Bolsonaro é recebido com festa em aeroporto de Tocantins
2 Bolsonaro nomeia general Laerte de Souza para o Estado-Maior
3 EUA pressionam, mas Netanyahu diz que todas as opções ainda estão abertas em Gaza
4 Israel-Palestina: EUA opõem-se a texto de Conselho da ONU
5 Bolsonaro sobre Lula: "Bandido que não tem um dedo"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.