Leia também:
X Rússia pede à OMS aprovação emergencial de vacina da Covid

Deputado quer dispensar uso de máscaras em templos religiosos

Projeto de lei de Giovani Cherini também quer tornar facultativo o uso de máscaras espaços abertos e outros estabelecimentos

Henrique Gimenes - 27/10/2020 14h47 | atualizado em 27/10/2020 19h09

Deputado apresenta projeto para tornar uso de máscara facultativo em locais públicos e templos religiosos Foto: Reprodução

O uso obrigatório de máscaras, uma das medidas adotadas no combate à pandemia de novo coronavírus, pode ser revisto. Um projeto de lei apresentado pelo deputado federal Giovani Cherini (PL-RS) quer tornar facultativa o uso da proteção em estabelecimentos “que executem atividades essenciais”, em templos religiosos e em “espaços de acesso aberto ao público”.

Como justificativa para o projeto, o deputado mencionou a lei que tornou o uso da máscara obrigatória e ressaltou que elas “integraram o conjunto de medidas não farmacológicas que são fundamentais para a diminuição da transmissão da covid-19, mas, que no nossos entender, não se faz necessário o seu uso em determinadas situações elencadas nessa lei”.

Giovani Cherini apontou que “pessoas que entendem que devem continuar usando poderão fazer com tranquilidade até porque o distanciamento social terá que ser observado”.

O parlamentar também disse ter mostrado preocupação já que o uso “demasiado de máscaras prejudica a respiração. O ar que respiramos tem em média, 21% de Oxigênio, e o ar que expelimos tem 0.3% de Oxigênio. O gás carbônico que somos obrigados a inspirar com a máscara acidifica as células, fazendo abaixar a imunidade, tendo por consequências a manifestação e a potencialização de doenças pré-existentes”.

Por fim, ele aponta que “pessoas com boa imunidade são assintomáticas em relação ao covid-19,porém, o uso da máscara pode torna-lo um doente”.

Deputado Giovani Cherini Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Leia também1 15 de novembro: Conheça os protocolos sanitários
2 Câmara adia e discussão sobre Flordelis será na quarta-feira
3 Covid: Milhares de pessoas vão às ruas na Itália contra restrições
4 Covid: Camarim da CNN pode ter sido responsável por propagação
5 Bolsonaro posa ao lado de cão: 'Vacina obrigatória só no Faísca'

WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.