Deputado petista sugere que militares se afastem do governo
Declaração foi em concordância com falas polêmicas de Omar Aziz sobre Forças Armadas
Pleno.News - 08/07/2021 10h47 | atualizado em 08/07/2021 12h11
O deputado federal Nilto Tatto (PT-SP) manifestou-se pelo Twitter a respeito de militares na política, dirigindo-se ao general Braga Neto.
– Convido o general Braga Neto a repensar o papel das Forças Armadas. O Exército, a Marinha e a Aeronáutica devem cumprir papel político e apoiar um governo autoritário ou [ter] um papel estratégico, na defesa do Estado soberano? Os militares deveriam honrosamente se afastar do governo – escreveu Tatto na manhã desta quinta-feira (8).
Durante sessão da CPI da Covid de quarta-feira (7), Omar Aziz (PSD-AM), presidente do colegiado, falou sobre a atuação dos militares no Ministério da Saúde. À comissão, Aziz afirmou: “Há muitos anos, a gente não via membros do lado podre das Forças Armadas envolvidos com falcatrua do governo”.
Em nota assinada pelo ministro da Defesa, Walter Braga Neto, e pelos comandantes das Forças Armadas, os líderes criticam Aziz classificando sua declaração como “grave, infundada e irresponsável”.
O senador e membro da Comissão Otto Alencar (PSD-BA) saiu em defesa de Aziz.
– Omar Aziz sempre respeitou e destacou o papel das Forças Armadas. Creio que foi mal interpretado. Entre nós, questionamos muitas vezes por que o general Pazuello não nominou os que queriam Pixuleco. Se assim procedesse, seria patriótico, salvaria a República e mereceria medalha.
*Com informações da AE
Leia também1 Bolsonaro diz que as Forças Armadas estão "ao lado da lei"
2 Ministro da Defesa e comandantes das Forças Armadas repudiam declarações de Aziz
3 Governo federal exonera diretor após polêmica com vacinas
4 CPI: Roberto Ferreira Dias paga fiança de R$ 1,1 mil e é liberado
5 Omar Aziz é enquadrado e pede: 'Não me intimidem'