Leia também:
X Alexandre Frota pede fim do PIX, e Banco Central responde

Deputado petista pede que Aras investigue Jair Bolsonaro

Rui Falcão acusa o presidente de fazer propaganda eleitoral antecipada

Pleno.News - 30/09/2021 15h12 | atualizado em 30/09/2021 17h01

Procurador-geral da República, Augusto Aras Foto: Agência Brasil/José Cruz

O deputado federal Rui Falcão (PT-SP) entrou nesta quinta-feira (30), com uma representação na Procuradoria-Geral Eleitoral pedindo a investigação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por suposta propaganda antecipada para as eleições de 2022

O petista afirma que o evento de lançamento do Crédito Caixa Tem, no início da semana, foi convertido em um “verdadeiro ato de campanha” em celebração pelos mil dias de governo. A cerimônia organizada no Palácio do Planalto teve a presença do presidente e foi transmitida pela TV Brasil.

– No ato oficial do governo aqui questionado houve mais do que a apresentação de atos do governo federal ou a apresentação de um novo programa: divulgou-se méritos pessoais do Sr. presidente da República, a visão positiva dos atos de sua gestão ao longo dos mil primeiros dias, em franca promoção pessoal – diz um trecho da representação enviada ao procurador-geral eleitoral, Augusto Aras.

Em um discurso de 20 minutos, Bolsonaro disse que o Brasil pode ter o mesmo destino da Venezuela, dependendo de quem seja colocado para “pilotar” o país.

– E aí o que eu peço a cada um de vocês: coloquem-se no meu lugar ou então coloquem aquele outro que não chegou no meu lugar. Como estaria o Brasil hoje em dia? Nada não está tão ruim que não possa piorar – diz o presidente.

Bolsonaro também falou sobre os “debates antecipados para 2022”.

– Vai disputar reeleição ou não? Eu não vou entrar nessa guerra ainda. Agora, eu [estando] fora de combate, quem sobra para o outro lado? Tem alguém do perfil semelhante ao meu? Você já sabe qual o filme do futuro porque você já viveu 14 anos passando esse filme. E pode ter certeza: não serão mais 14 anos, serão no mínimo 50. E é isso que nós queremos para nossa pátria? – acrescentou Bolsonaro em referência aos governos petistas dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

Rui Falcão afirma que, além de propaganda antecipada, houve desvio de finalidade na organização do evento, inclusive no uso de dinheiro público.

Com uma agenda de lançamentos e inaugurações movimentada nos últimos meses, o presidente da República também foi alvo de uma representação do PCdoB no Maranhão, mas ganhou o processo no Tribunal Eleitoral do Estado.

*Com informações da AE

Leia também1 Bolsonaro pede que comparem 4 anos de governo com os 14 do PT
2 Alta da gasolina: Bolsonaro cita a dívida deixada na Petrobras
3 CPI: Renan quer indiciar Luciano Hang “por vários crimes”
4 Sergio Moro se reúne com João Doria e Mandetta em jantar
5 Hang diz que acionará a Justiça contra senadores da CPI da Covid

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.