Leia também:
X Prefeito quer multar quem der comida nas ruas sem cadastro

Deputado pede redução salarial de políticos durante a pandemia

Deputado estadual Filippe Poubel quer redução nos vencimentos do governador, vice, secretários e deputados estaduais do RJ

Paulo Moura - 01/04/2021 11h09 | atualizado em 01/04/2021 11h10

Deputado estadual Filippe Poubel Foto: Reprodução

Um conjunto de medidas protocoladas na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) pretende reduzir os salários do governador, vice, secretários da administração estadual e deputados da Alerj durante o período da pandemia de Covid-19, especialmente durante os períodos de restrições.

De autoria do deputado Filippe Poubel (PSL), as ações estabelecem que os salários desses atores políticos sejam proporcionais no período em que vigorarem as medidas restritivas. De acordo com o projeto, os valores que forem obtidos com a redução dos vencimentos deverão ser, obrigatoriamente, repassados ao Supera Rio, programa estadual equivalente ao auxílio emergencial.

– O governador e os deputados devem servir de exemplo para a sociedade, é mais do que justo que os salários do Executivo e Legislativo sejam reduzidos no período em que trabalhadores estão sendo impedidos de trabalhar, muitos passando fome e sofrendo com graves necessidades por causa da imposição do lockdown – afirma o deputado.

Através de indicação legislativa, o deputado pede que o governador, vice e secretários tenham os salários reduzidos, proporcionalmente, pelo período em que forem decretadas medidas restritivas de fechamento de estabelecimentos e de circulação de pessoas. Com a mesma finalidade, mas relacionada aos deputados, Filippe Poubel apresentou um decreto de projeto legislativo.

Essa é a segunda tentativa de Filippe Poubel de diminuir salários durante a pandemia do coronavírus. No ano passado, ele propôs redução em 50% nos vencimentos dos deputados com utilização da quantia restante no combate à Covid-19. A proposta, no entanto, não prosperou na Alerj.

– Atravessamos o momento mais crítico da pandemia. Já passou da hora de cortar na própria carne em favor de homens e mulheres que estão sendo impedidos de trabalhar, pessoas que dependem do trabalho de dia para comer à noite. É muito triste e revoltante impor lockdown sem assegurar a renda de trabalhadores – concluiu o parlamentar.

Leia também1 Morre o ator João Acaiabe, o "Tio Barnabé", vítima de Covid-19
2 Com Covid-19, Branco deixa UTI e pode ter alta antes da Páscoa
3 Pai de Yudi Tamashiro morre após complicações da Covid-19
4 Número de vacinados contra a Covid-19 chega a 17,6 milhões
5 Comissão Arns e OAB 'cobram' Aras por processo de Bolsonaro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.