Leia também:
X Líderes evangélicos convocam fiéis para ato na Avenida Paulista

Deputado pede Moção de Repúdio à jornalista Eliane Cantanhêde

Fala sobre "mortezinhas" em Israel foi criticada pelo deputado Dr. Luiz Ovando

Pleno.News - 24/06/2025 18h25 | atualizado em 24/06/2025 18h53

Eliane Cantanhêde Foto: Reprodução/GloboNews

O deputado federal Dr. Luiz Ovando (PP-MS) apresentou nesta segunda-feira (24), na Câmara dos Deputados, uma Moção de Repúdio à jornalista Eliane Cantanhêde por declarações feitas no programa Em Pauta, da GloboNews, no dia 20 de junho.

Na moção, Ovando critica o uso da palavra “mortezinhas” pela jornalista ao comentar os ataques do Irã contra Israel. Para ele, a fala banaliza o sofrimento humano e representa um desvio ético grave.

– O que está em jogo é mais do que uma declaração infeliz. É a denúncia de um sistema de comunicação que deixou de servir à democracia para se tornar instrumento de desinformação ideológica – afirma o parlamentar.

Segundo o texto apresentado, a fala de Cantanhêde “afronta o princípio da dignidade da pessoa humana” e “desumaniza adversários”, usando técnicas comparáveis às de regimes totalitários.

O caso gerou repercussão nas redes sociais no fim de semana. Durante o programa, Cantanhêde questionou por que os mísseis iranianos atingem Israel sem provocar mortes, ao contrário dos ataques israelenses contra Gaza.

– Por que os mísseis de Israel destroem Gaza, matam milhares e milhares de pessoas, e os mísseis que saem do Irã e efetivamente caem em Israel não matam ninguém? É uma mortezinha daqui, outra dali, 23 feridos daqui, 40 dali. Feridos (…). Eu não consigo entender por que nessa guerra o Irã atinge o alvo e não mata ninguém – indagou.

Após as críticas, a jornalista se desculpou em seu perfil na rede social X.

– Depois de rever a gravação da pergunta que fiz na sexta-feira, reconheço que me expressei mal e dei margem a conclusões equivocadas, que não representam meu pensamento, pelo que peço desculpas. A intenção foi fazer uma pergunta técnica sobre armamentos e sistemas de defesa – escreveu a jornalista no X.

Leia também1 Ecos de um passado que nunca passou
2 Menina de 13 anos é baleada em escola na Zona Norte do Rio
3 Magno Malta repudia Cantanhêde e GloboNews por fala sobre Israel
4 Defesa de presa do 8/1 aciona OEA contra PGR e penitenciária
5 Deputado responde Cantanhêde: "Não será intimada pelo STF"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.