Leia também:
X Juiz da Lava Jato: Senha LUL22 foi ato contra prisão de Lula

Deputado Fahur diz que Marcola ‘defeca sangue’, e caso vai ao STF

Líder do PCC está processando o parlamentar

Monique Mello - 22/05/2023 16h32 | atualizado em 22/05/2023 17h50

Deputado Sargento Fahur Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados

O deputado federal Sargento Fahur (PSD-PR) está sendo processado pelo chefe do Primeiro Comando da Capital (PCC), Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola. A interpelação judicial, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), se deu por comentários feitos pelo parlamentar a respeito do líder de facção durante sua participação em um podcast em abril do ano passado.

O deputado aproveitou para falar de Marcola quando o assunto no Fala Glauber Podcast era “hemorroida” em criminosos. Ele disse ter recebidos informações durante visita à Penitenciária Federal de Brasília, onde Marcola está preso.

– Eu estive no presídio federal de Brasília, onde está o Marcola, e os caras contaram para mim que o Marcola tomava remédios fortíssimos, que, se ele não tomava, ele evacuava sangue. Ele enfiava a bateria e ela estava soltando lá o produto, então hoje ele tá podre – disse.

Na ação enviada ao STF, a defesa de Marcola pede que Fahur explique se ele buscou confirmar a informação junto ao prontuário médico do presidiário.

Caso a informação sobre a saúde de Marcola proceda, os advogados do líder do PCC cobram qual seria a “justa causa” para que Fahur divulgasse dado “relativamente sigiloso, cuja obtenção deu-se em razão do cargo de deputado federal”.

Os advogados do presidiário acrescentam que a interpelação “não busca investigar eventual elemento subjetivo do tipo na conduta do requerido [o deputado], tampouco produzir qualquer tipo de prova, mas, sim, entender a nebulosa situação por ele posta através de um podcast amplamente divulgado”.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux pediu que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste sobre a interpelação.

– Hoje em dia um parlamentar não pode falar nem do chefe do PCC. É difícil – disse Fahur.

Leia também1 Caçada a quadrilha ligada ao PCC termina com 18 mortos
2 Gestão Lula lança novo conselho de combate à corrupção
3 Juíza mantém dois membros do PCC presos por plano sobre Moro
4 Em áudios, PCC e Marcola já fizeram referência ao PT
5 Mais de mil policiais procuram 228 investigados ligados ao PCC

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.