CORONAVÍRUS
- Tudo o que você precisa saber
-->
Leia também:
X Filho de petista, que faria live contra Bolsonaro, é preso

Deputado entra com PL para incluir Antifa como terrorista

Daniel Silveira justificou medida citando atos violentos do último domingo

Paulo Moura - 03/06/2020 11h16

Atos em São Paulo no domingo registraram violência contra apoiadores de Bolsonaro Foto: Reprodução

O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) protocolou na Câmara dos Deputados um projeto de lei (PL) que pretende alterar a Lei Antiterrorista para incluir os grupos antifas como organizações terroristas.

A medida, protocolada como PL 3019/2020, acrescenta à Lei 13.260/2016 o seguinte parágrafo: “Considera-se organização terrorista os grupos denominados antifas (antifascistas) e demais organizações com ideologias similares”.

A ação deve encontrar concordância no presidente Jair Bolsonaro, já que o próprio chefe do Executivo chegou a compartilhar uma publicação do presidente americano Donald Trump, onde ele chamava os grupos antifas de terroristas.

No pedido, Daniel Silveira destaca que as manifestações recentes dos antifas têm mostrado práticas de ódio, incitação à violência e as próprias práticas violentas.

– A inclusão expressa na presente Lei dos denominados ‘grupos antifas’ e similares se faz premente tendo em vista as flagrantes e ilegítimas manifestações públicas de prática de ódio, incitação à violência e prática de violência propriamente dita sob o falso viés da defesa da democracia, mas que na verdade geram anarquia, dano ao Patrimônio Público e risco a integridade individual e coletiva da Sociedade Civil – justifica o parlamentar.

Leia também1 Em Curitiba, manifestantes queimam bandeira do Brasil
2 Bolsonaro defende classificar Antifa como grupo terrorista
3 Bolsonaro critica incoerência da CNN ao abordar atos
4 Ato em São Paulo tem tumulto e confronto com policiais
5 RJ: Copacabana vira palco de manifestação contra Witzel

Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo