Leia também:
X Randolfe aciona STF contra ida de Bolsonaro à Rússia

Deputado do PCdoB quer obrigar passaporte vacinal nas eleições

Proposta de Rubens Pereira Júnior, no entanto, permite apresentação de teste PCR

Henrique Gimenes - 18/02/2022 16h16 | atualizado em 18/02/2022 16h59

Urna eletrônica Foto: ASICS/TSE/Nelson Jr.

Nesta quarta-feira (16), o deputado federal Rubens Pereira Júnior (PCdoB-MA) apresentou à Câmara um projeto de lei (PL) que estabelece a necessidade do comprovante da vacina para as eleições deste ano. A iniciativa, de acordo com o parlamentar, tem por objetivo “garantir o exercício da participação direta do nosso povo com o mínimo de segurança sanitária possível”.

Além do comprovante da vacina, o PL 298/2022 permitirá ao eleitor apresentar um teste PCR feito até 48h antes da votação.

Ao apresentar o projeto, o deputado explicou que “as eleições têm como requisito a aglomeração de pessoas, já que é impossível o debate qualificado de ideias sem a participação popular. Neste contexto, é possível que, mesmo que involuntariamente, as eleições colaborem para o avanço do vírus, porque, reitere-se, não haverá como impedir a aglomeração de pessoas”.

Ele então lembrou que “este cenário já foi visto nas últimas eleições municipais de 2020, momento em que se chegou a discutir até mesmo o adiamento das eleições, dada suas consequências na crise pandêmica. E estas consequências vieram: em razão da aglomeração de pessoas, o número de contaminados pelo coronavírus aumentou no período eleitoral e não foi incomum a contaminação até mesmo dos candidatos ao pleito”.

Rubens Pereira Júnior disse, no entanto, que “ninguém será obrigado a se vacinar”, mas que a medida busca “atenuar os efeitos da pandemia”.

Leia também1 Covid: Pfizer deve faturar mais de R$ 280 bilhões em 2022
2 Passaporte sanitário contra a Covid-19 chega ao fim em Israel
3 Alerj "recua" e desiste de votar passaporte sanitário em escolas
4 Nikolas expõe Prioli, da CNN, em show de Anitta: “Hipocrisia”
5 São Paulo vai vacinar alunos em escolas, sem a presença dos pais

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.