Leia também:
X “Motoqueiros do apocalipse”, diz Aziz sobre passeio de Bolsonaro

Deputado denuncia Pazuello por infringir Estatuto dos Militares

Requerimento foi apresentado à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara

Pleno.News - 24/05/2021 12h33 | atualizado em 24/05/2021 13h01

Pazuello e Bolsonaro discursaram em ato com motociclistas
Pazuello e Bolsonaro discursaram em ato com motociclistas Foto: Reprodução

O deputado federal Elias Vaz apresentou à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara requerimento cobrando informações do ministro da Defesa, Walter Braga Netto, sobre abertura de procedimento disciplinar contra o general Eduardo Pazuello, em razão da participação do ex-ministro da Saúde em manifestação política, ao lado do presidente Jair Bolsonaro, neste domingo (23).

– Está claro que Pazuello infringiu o Estatuto dos Militares. Além de não ter o direito de participar desse tipo de manifestação, o general ainda infringiu as leis do Rio de Janeiro, que proíbem aglomerações e circular sem a máscara – afirma o parlamentar.

No requerimento à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, Elias Vaz argumenta que o Regulamento Disciplinar do Exército prevê como transgressão disciplinar “manifestar-se, publicamente, o militar da ativa, sem que esteja autorizado, a respeito de assuntos de natureza político-partidária”.

O parlamentar alega ainda que, em audiência pública promovida pela Comissão no dia 19 de maio, o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, afirmou que “militares da ativa não podem e serão devidamente punidos se aparecerem em manifestações políticas”.

No requerimento, o deputado escreveu que, “diante da gravidade desse fato e considerando que não há informações de que o Comando do Exército tenha autorizado o general a participar da manifestação, faz-se necessário que esta Comissão esteja devidamente informada sobre quais medidas foram adotadas para o cumprimento da legislação militar em vigor”.

*Estadão

Leia também1 Já no Equador, Jair Bolsonaro participa de posse presidencial
2 Israel anuncia fim das restrições após sucesso na vacinação
3 Impeachment: Famosos assinam novo pedido contra Bolsonaro
4 Empresária é morta a pedradas dentro de funerária no DF
5 Mourão se nega a comentar atos do presidente Jair Bolsonaro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.