Deputado acusa Lula de recuar após chamar traficante de vítima
Líder do PL na Câmara criticou o presidente
Pleno.News - 24/10/2025 18h16 | atualizado em 28/10/2025 15h47

O deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) criticou, nesta sexta-feira (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por declarações sobre usuários e traficantes de drogas, feitas na Malásia. O parlamentar acusou Lula de tentar “consertar” o que disse ao publicar uma explicação nas redes sociais.
Sóstenes afirmou que o presidente age de forma contraditória ao falar ao vivo e depois recuar no X. Segundo ele, o petista teria mostrado sua “verdadeira opinião” ao classificar traficantes como vítimas.
– Lula fala asneira em público e depois corre pras redes pra “pedir desculpa”. Chamou traficante de vítima e depois quis consertar. Frouxo é pouco. É covarde com a verdade e cúmplice do crime – escreveu o deputado.
O parlamentar também citou a Bíblia. Para ele, Lula tenta “agradar bandido e enganar o povo”.
– A boca fala do que está cheio o coração – declarou.
A crítica de Sóstenes aconteceu após Lula afirmar que “traficantes são vítimas dos usuários”. Mais tarde, o presidente reconheceu que a frase foi “mal colocada”.
– Fiz uma frase mal colocada nesta quinta-feira e quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado – disse Lula, destacando ações do governo contra o crime, como operações policiais e a PEC da Segurança Pública.
O petista afirmou ainda que continuará firme no combate ao tráfico. A fala inicial de Lula ocorreu ao defender mais atenção a usuários de drogas.
– Os usuários são responsáveis pelos traficantes que são vítimas dos usuários também – declarou.

Leia também1 Moraes autoriza Mauro Cid a comparecer ao aniversário da avó
2 Petro reage a sanções dos EUA e promete não “se ajoelhar”
3 Mendonça Filho sobre declaração de Lula: “Desastre total”
4 Governo Trump anuncia sanções contra presidente da Colômbia
5 Trump envia maior porta-aviões do mundo à América do Sul



















