Leia também:
X Hapvida, cuja família doou ao PT em 2022, perde R$ 10,5 bilhões

Deputada do PT chama maconha de “potência” e quer uso no SUS

A declaração foi feita durante um debate sobre a cannabis medicinal, em Natal (RN)

Priscilla Brito - 02/03/2023 11h03 | atualizado em 02/03/2023 16h32

ISOLDA DANTAS
Deputada estadual Isolda Dantas Foto: João Gilberto / AL-RN

Na última terça-feira (28), a deputada estadual Isolda Dantas (PT-RN) afirmou que a cannabis, ou seja, a maconha é uma “potência” e que a indústria farmacêutica é a culpada pela não liberação do uso no Brasil. A declaração foi feita durante um debate sobre a cannabis medicinal em Natal (RN), organizado pela vereadora Brisa Bracchi (PT-RN).

– A indústria farmacêutica não quer liberar essa potência que é a cannabis [maconha] – disparou a parlamentar.

Vale ressaltar que a autora da fala já expressou o seu desejo de que o “medicamento” seja encontrado no SUS e almeja que quem usa possa comprar o seu “remédio”.

Isolda Dantas também é autora da Lei Estadual 11.055/22 que valida o tratamento e estimula estudos e a divulgação da cannabis medicinal.

Em 2022, com o objetivo de que a Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (Fapern) pudesse lançar edital e promovesse pesquisas sobre o uso da maconha em tratamento terapêuticos no estado e também desenvolver debates para promover a informação, a deputada divulgou a destinação de R$ 300 mil em recursos para a fundação.

– Quero que daqui a quatro anos, o medicamento esteja disponível no SUS e quem usa poder (sic) comprar o seu remédio. A gente luta para não criar um cartel na indústria e sim para garantir acesso às pessoas – disse na época.

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.